O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua Estrangeira

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Linguistica Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Siqueira, Débora Camacho Araújo

Orientador: Bertoli Braga


Assunto: Sistemas de hipertexto,Estudo independente,Lingua estrangeira,Leitura,Ensino,Hypertext systems,Independent study,Foreign language,Reading,Teaching


Resumo: Resumo: A presente dissertação investiga a experiência prática de 44 alunos com um material hipertextual. O objeto de estudo selecionado, o curso Read in Web, foi projetado para o estudo automonitorado de leitura em língua inglesa. Considerando que o curso é indicado para alunos que já atingiram um nível intermediário de inglês, o estudo busca analisar se o nível de proficiência dos alunos ingressantes altera a interação com o material hipertextual em questão. A análise considerou também as expectativas iniciais trazidas pelos alunos e os fatores que eles avaliaram como positivos e negativos em relação ao curso. Do ponto de vista teórico, o trabalho apresenta, inicialmente, os aspectos pedagógicos da aprendizagem independente e do estudo automonitorado de línguas na web. Em seguida, é delineada a proposta pedagógica de ensino de leitura para fins específicos e as contribuições e limites dos recursos tecnológicos no ensino dessa habilidade. O estudo empírico levou em consideração dados obtidos através dos seguintes intrumentos de coleta: questionários pré e pós-curso e entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados nos permitiu concluir que, no estudo em questão: (1) o nível de compreensão de leitura em inglês dos usuários pode alterar as tendências de acesso das atividades oferecidas nas lições virtuais, (2) existe uma sensível diminuição de acesso às tarefas a partir da sexta atividade, o que sugere a necessidade de estabelecer limites no número de atividades a serem oferecidas por lição virtual. A pesquisa sugere que a concentração e o esforço mental exigido do aluno no estudo automonitorado no contexto digital é significativamente maior que na aula presencial. As tendências e indícios delineados neste trabalho visam oferecer subsídios para futuros estudos sobre a aprendizagem automonitorada no contexto digital


Abstract: Abstract: This study investigates the experience of 44 students with a hypertextual material of the English reading course Read in Web, within the context of a self-tutoring learning approach. Since the course was projected for users with an intermediate level in English, the study analyses the way a students level of language proficiency affects his interaction with the course hypertextual material. The analysis took also into consideration the students¿ initial expectations for the course, and the factors they considered to be positive and negative in the Read in Web. In the theoretical section, the investigation presents the pedagogic aspects of independent learning process and self-tutoring language studies in the web. Then, it delineates a pedagogic proposal for teaching English for Specific Purposes in such a context, and it emphasizes the contributions and limitations of the technological resources for teaching such ability. The empirical research took into consideration the data obtained trough pre- and pos-course questionnaires and semi-structured interviews. The data analysis lead to the following conclusions: (1) According to the level of text comprehension in English, the users may present differences in their choices of activities offered in the virtual lessons, (2) there is a significant reduction after the sixth activity of a lesson, which suggests the need to establish a limit for the number of activities to be incorporated in a virtual lesson. This research suggests that the concentration and effort required for the online student is significantly higher in a self-tutoring study in the digital context than in a regular class-room. The trends delineated in this research offer information for future studies related to self-tutoring learning in the digital context,\$aEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua Estrangeira,\$aLinguistica Aplicada


Referência: SIQUEIRA, Débora Camacho Araújo. O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line: foco na perspectiva do usuario. 2006. 162p. Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudo de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: