Evidências de aprendizagem de conteúdos por meio de animações desenvolvidas com base em uma teoria cognitiva



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Ensino de Ciências e Matematica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Física Gleb Wataghin

Programa: Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Silva, Rodrigo Rosalis da

Orientador: Samuel Rocha de Oliveira


Assunto: Aprendizagem,Multimidia (Arte),Cognicao,Tamanhos de efeito (Estatistica),Learning,Multimedia (Art),Cognition,Effect sizes (Statistics)


Resumo: Resumo: Há uma tendência crescente em relação à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recursos educacionais auxiliares durante o ensino de um conteúdo em sala de aula. Com professores e pesquisadores envolvidos na busca de suprir a necessidade de atualização das metodologias de ensino, as atualizações impostas pelo meio tecnológico em constante evolução faz com que os alunos estejam imersos fora da escola, provocando o ambiente escolar e suas disciplinas a aderirem às TDIC não apenas como forma de motivação, mas também como facilitadoras do aprendizado. Algumas propostas envolvendo as TDIC podem não auxiliar adequadamente o propósito de atingir bons resultados sobre a aprendizagem. A falta de cuidados com o processamento cognitivo, por exemplo, pode causar resultados insatisfatórios na retenção e transferência de um conteúdo. Portanto, considerar as limitações cognitivas durante a produção de um recurso educacional, envolvendo as TDIC, pode proporcionar um ganho maior para o ensino e aprendizagem. Partimos da seguinte pergunta: Uma lição em vídeo contendo uma animação desenvolvida com base na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, promove efeitos positivos na aprendizagem do aluno quanto à retenção e transferência do conteúdo?. A hipótese desta tese é que sim, existe a possibilidade de observar um ganho nos efeitos sobre a aprendizagem, ou seja, produzir uma instrução multimídia, tendo em conta o processamento cognitivo do aluno, proporcionando efeitos positivos na aprendizagem quando a retenção e a transferência do conteúdo são consideradas. Para defender esta Tese, foram produzidas quatro animações em computador contendo narração de dois conteúdos distintos: a) como acontece a formação de um raio e, b) o funcionamento de uma bomba manual para encher pneu de bicicleta. Para cada conteúdo, uma animação tinha elementos recomendados pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM), e a outra tinha elementos com sobrecargas cognitivas contrariando a TCAM. Desta forma, estudantes universitários foram divididos em dois grupos: o Grupo A assistiu à animação do raio com sobrecarga e à animação da bomba recomendada pela TCAM, enquanto o Grupo B assistiu à animação recomendada pela TCAM do raio e à animação com sobrecarga da bomba. Após uma análise qualitativa dos resultados e uma tabulação dos dados para cálculo do Tamanho de Efeito (d- de Cohen), houve comparação entre os testes de retenção e transferência de conteúdo nos casos, a qual foi identificada uma diferença ¿ as animações recomendadas pela TCAM tiveram uma contribuição positiva para as aprendizagens dos conteúdos abordados. Essas resoluções reforçam a tese de que o desenvolvimento de uma Instrução Multimídia deve buscar entender e respeitar o processamento cognitivo do aluno para aumentar a possibilidade das TDIC auxiliarem no processo de aprendizagem


Abstract: 'Abstract: There is a growing trend in relation to the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) as auxiliary educational resources during the teaching of content in the classroom. With teachers and researchers involved in the search to meet the need to update teaching methodologies, the updates imposed by the constantly evolving technological environment mean that students are immersed outside of school, causing the school environment and its subjects to adhere to TDIC not only as a form of motivation, but also as facilitators of learning. Some proposals involving TDIC may not adequately assist the purpose of achieving good learning outcomes. The lack of care with cognitive processing, for example, can cause unsatisfactory results in the retention and transfer of content. Therefore, considering cognitive limitations during the production of an educational resource, involving DICT, can provide a greater gain for teaching and learning. We start from the following question: "A video lesson containing an animation developed based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning, promotes positive effects on student learning regarding the retention and transfer of content?". The hypothesis of this thesis is that yes, there is the possibility of observing a gain in the effects on learning, that is, producing a multimedia instruction, taking into account the students cognitive processing, providing positive effects on learning when the retention and transfer of content are considered. To defend this Thesis, four computer animations were produced containing narration of two different contents: a) how the formation of lightning occurs and, b) the operation of a hand pump to inflate bicycle tires. For each content, one animation had elements recommended by the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM), and the other had elements with cognitive overloads contrary to TCAM. Thus, university students were divided into two groups: Group A watched the animation of the beam with overload and the pump animation recommended by TCAM, while Group B watched the animation recommended by TCAM of the beam and the animation with overload of the pump. After a qualitative analysis of the results and a tabulation of the data for calculating the Effect Size (Cohens d), there was a comparison between the retention and content transfer tests in the cases, which identified a difference - the animations recommended by TCAM made a positive contribution to the learning of the contents covered. These resolutions reinforce the thesis that the development of a Multimedia Instruction must seek to understand and respect the students cognitive processing to increase the possibility of TDIC to assist in the learning process,\$aDoutorado,\$aEnsino de Ciencias e Matematica,\$aDoutor em Ensino de Ciências e Matemática'


Referência: SILVA, Rodrigo Rosalis da. Evidências de aprendizagem de conteúdos por meio de animações desenvolvidas com base em uma teoria cognitiva. 2020. 1 recurso online (152 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.

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