Curta-metragem na escola : análise dos multiletramentos no processo de produção de curtas
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Silva, Rodrigo Assis da
Orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Assunto: Curta-metragem,Letramento digital,Educacao - Efeito das inovacoes tecnologicas,Ensino - Meios auxiliares,Short films,Computer literacy,Education - Effect of technological innovations on,Teaching - Aids and devices
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar como os Multiletramentos contribuíram no processo de produção de curtas-metragens em um projeto realizado em 2019, mas que ocorre desde 2015, na Escola Técnica (Etec) do município Francisco Morato, na grande São Paulo. Essa instituição pertence ao Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ao longo de quatro anos, o projeto de curta-metragem foi reorganizado e expandido por meio dos Multiletramentos. Durante esse tempo, o desenvolvimento do projeto, em aulas de 2º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio nos cursos de Administração, Logística e Informática para Internet,foi fotografado e videogravado. Este estudo apoia-se na discussão de Multiletramentos com foco na multimídia, na multimodalidade e na multiculturalidade, aspectos que compuseram a produção dos curtas-metragens. Mediante esse arcabouço teórico, o projeto na Etec utilizou ferramentas como Classroom, Canva, Drive e Youtube a fim de elaborar práticas contemporâneas e digitais em sala de aula no processo de análise das imagens elencadas para os curtas-metragens, elaborados por alunos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005), pois se organizou, reflexivamente, por meio da oscilação sistemática entre ação e investigação, em quatro momentos: planejar, agir, descrever e avaliar, possibilitando diferentes visões sobre a metodologia, baseia-se tambémna visão da pesquisa-ação crítica de Kincheloe (1997), que oferecemaiores interações entre a metodologia e o projeto de pesquisa. Nessa perspectiva, considerou-se tanto as ações docentes quanto as discentes para análise da interação em sala de aula, uma vez que, nesta pesquisa, esses sujeitos são compreendidos como agentes críticos e ativos, envolvidos na produção de conhecimento e de organização da sala de aula. Trata-se de um processo colaborativo, no qual a produção de curta-metragem ocorreu pela troca entre professor e alunos. Os procedimentos de análise dos dados configuram-se pelas ações da reflexão crítica de Smyth (1992), aprofundadas por Liberali (2004), a saber: descrever, informar, confrontar e reconstruir. Esse tipo de análise permitiu o entendimento de que a contestação no processo de pesquisa deve ser exercida, a fim de que o pesquisador alcance a compreensão dos valores morais e éticos definidores das ações reconstruídas. Os resultados iniciais deste estudo apontam que os Multiletramentos compuseram o projeto de produção de curta-metragem devido aos usos de: multimídias como forma de representação, análise e referências de preparação das imagens para os curtas-metragens, multimodalidade no aspecto característico das composições construtivas dos diferentes modos de produção de sentidos, multiculturalidade, manifesta na trajetória de vida de cada aluno, integradora do repertório constituinte dos curtas. Conclui-se que o projeto de realização de curtas-metragens possibilitou um olhar diferente em relação ao papel do aluno, entendido, nesse processo, como indivíduo criativo em meio às interações de grupo junto aos seus pares e à sua comunidade/escola. O trabalho com curtas-metragens poderá, então, ser elemento de auxílio no desenvolvimento dos discentes em espaços didáticos diversos. Nessa direção, há necessidade de o professor buscar ferramentas que aproximem os alunos da vida contemporânea, permeada pelos Multiletramentos, para tornarem-se agentes críticos com vontade de superar os desafios sócio-histórico-culturais,
Abstract: This research aims at investigating how Multiliteracies contributed to the production of short films in a project carried out in 2019, but that has been taking place since 2015, at EscolaTécnica (ETEC) of the municipality of Francisco Morato, in greater São Paulo. This institution belongs to Centro Paula Souza, connected to the Secretariat of Economic Development. In the course of four years, the short film project has been reorganized and expanded through Multiliteracies. During this time, the development of the project, in 2nd year of Management, Logistics and Internet Information Technology High School classes was photographed and video recorded. This study is based on the discussion of Multiliteracies focusing on multimedia, multimodality and multiculturalism, aspects that made up the production of the short films. In the light of this theoretical framework, the project at Etec used tools such as Classroom, Canva, Drive and Youtube in order to elaborate contemporary and digital classroom practices in the process of analyzing the images listed for short films, elaborated by students. In methodological terms, it is an action research (TRIPP, 2005), because it was reflexively organized through the systematic oscillation between action and investigation, in four moments: planning, acting, describing and evaluating, enabling different views on the methodology. It is also based on Kincheloes (1997) vision of critical action research, which offers interactions between the methodology and the research project. From this point of view, both teachers and students actions were considered for the analysis of classroom interaction due to the fact that they are deemed as critical and active agents involved in the production of knowledge and classroom organization. It is a collaborative process in which the production of short films occurred through the exchange between teacher and students. The procedures of data analysis are configured by the actions of Smyth (1992) critical reflection, deepened by Liberali (2004), namely: describe, inform, confront and reconstruct. This type of analysis leads to the understanding that contestation in the research process must be exercised with a view of having students to comprehend moral and ethical values that define the reconstructed actions. The initial results point out that Multiliteracies were part of the short film production project due to the use of: multimedia as a form of representation, analysis and reference to prepare short films, multimodality as the aspect of the constructive compositions of the different modes of meaning production, multiculturality, revealed in the life trajectory of each student and integrating the constituent repertoire of short films. In conclusion, the short film project made it possible to take a different look at the students role, understood in this process as a creative individual in the midst of group interactions with peers and their community / school. Therefore, working with short films can be an aid to the development of students in different educational spaces. In this direction, there is a need for the teacher to seek tools that bring students closer to contemporary life, permeated by Multiliteracies, to become critical agents willing to overcome the socio-historical-cultural challenges
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-11-14
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