Produção acadêmica (on line) de pesquisadoras pós-doutoras surdas no Brasil : temas em debate



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Silva, Mirian Lourdes Ferreira dos Santos

Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet


Assunto: Estudos surdos,Surdos - Educacao,Identidade,Lingua brasileira de sinais,Surdos - Direitos,Deaf studies,Deaf education,Identity,Brazilian sign language,Deaf Law


Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem como intuito identificar os principais temas que permeiam as produções acadêmicas online das Pós-doutoras surdas no Brasil, Gladis Perlin, Marianne Stumpf e Silvia Andreis-Witkoski, para mostrar os principais conceitos e argumentos presentes em suas obras, identificando o modo como estas pesquisadoras se envolveram nos debates educacionais e de que maneira contribuem com o desenvolvimento dos Estudos Surdos. Este trabalho versa a respeito dos discursos sobre a surdez, dos Estudos Surdos que são um campo de pesquisa consolidado, apresentando um breve panorama da Educação de Surdos no Brasil e da Política linguística de Educação Bilíngue, assim como a trajetória acadêmica das três Pós-doutoras. Traz também três categorias de análise relacionadas aos indivíduos surdos, que emergiram das obras estudadas a partir da perspectiva destas autoras: Identidade, Educação e Direitos, que possibilitaram a criação de mapas conceituais relacionados às temáticas elencadas, originários das minhas reflexões, após as sínteses e discussões realizadas, ao final de cada capítulo. Para tanto, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, de caráter qualitativo, através da pesquisa documental para identificação das principais temáticas desenvolvidas pelas Pós-doutoras. A pesquisa apresenta ainda um diferencial, o protagonismo surdo, pois é embasada teoricamente, por pesquisadores surdos, produtores de conhecimentos, que forneceram todo subsídio para as análises e sua conclusão


Abstract: Abstract: The present research is intended to chart the main themes that permeate the online academic productions of the deaf postdoctors in Brazil, Gladis Perlin, Marianne Stumpf and Silvia Andreis-Witkoski, to show the main concepts and arguments present in their works, identifying the how these researchers was engaged in educational debates and how they contribute to the development of Deaf Studies. This paper deals with discourses about deafness, of Deaf Studies that are a consolidated field of research, presenting a brief overview of Deaf Education in Brazil and the Language Policy of Bilingual Education, as well as the academic trajectory of the three postdoctors. Also brings three categories of analysis related to the deaf individuals, who emerged from the works studied from the perspective of these authors: Identity, Education and Rights, which made possible the creation of conceptual maps related to the themes listed, originating from my reflections, after the synthesis and discussions, at the end of each chapter. For that, the methodology used was qualitative bibliographical, through documentary research to identify the main themes developed by the postdoctors. The research also presents a differential, the deaf protagonism, since it is based theoretically by deaf researchers, producers of knowledge, who provided all subsidies for the analyzes and its conclusion


Referência: SILVA, Mirian Lourdes Ferreira dos Santos. Produção acadêmica (on line) de pesquisadoras pós-doutoras surdas no Brasil: temas em debate. 2019. 1 recurso online (227 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2019.

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