O ensino da cartografia e a utilização de geotecnologias em situações de aprendizagem na geografia escolar



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Maria Lucia Santos da

Orientador: Buitoni, Marisia Margarida Santiago


Assunto: Geografia,Cartografia,Geotecnologias,Geography,Cartography,Geo-technologies


Resumo: A geografia escolar conta com inúmeras possibilidades de abordagens dos conteúdos geográficos para despertar o interesse do aluno e provocar questionamentos, sendo uma das possibilidades, o trabalho com mapas. Assim, pode-se adotar como metodologia a linguagem cartográfica para a construção de conhecimentos geográficos desenvolvendo a capacidade de compreensão da realidade do ponto de vista de sua espacialidade. Esta pesquisa tem como objetivo principal a avaliação e criação de situações de aprendizagem utilizando-se de geotecnologias no ensino da cartografia na geografia. Foram desenvolvidas propostas de atividades balizadas pelo conhecimento das propriedades da linguagem cartográfica com a utilização das geotecnologias, como GPS, SIG e Imagens de Sensor Remoto. Temas da cartografia básica - orientação, escala e coordenadas geográficas - e da cartografia temática foram abordados, centrando-se na construção e leitura de mapas. Realizou-se a avaliação das situações de aprendizagem propostas em turmas de alunos do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de São José dos Campos, SP. A avaliação demonstrou que a utilização das geotecnologias no aspecto ensino-aprendizagem, proporcionou ganhos significativos e a introdução de uma prática inovadora em situação convencional de sala de aula propiciou um ambiente de aprendizagem atrativo e estimulante aos alunos participantes da pesquisa,


Abstract: The school geography has many possibilities for approaches to geographic content to arouse student interest and provoke questions, one of the possibilities, working with maps. Thus, we can adopt the methodology of the cartographic language for the construction of geographical knowledge by developing the ability to understand reality from standpoint of their own space. This research has as main objective the evaluation and creation of learning situations using geo-technologies in the teaching of cartography in geography. Were developed proposals for activities buoyed by the knowledge of the properties of language mapping with the use of geo-technologies, as GPS, GIS and Remote Sensing Images. Issues of basic cartography - orientation, scale and geographical coordinates - and thematic mapping were discussed, focusing on construction and map reading. We performed the evaluation of the proposed learning situations with students from 76th and 7th year of elementary school in a public school of São José dos Campos, Brazil. The evaluation showed that the use of geo-technologies aspect in teaching and learning, has provided significant gains and the introduction of an innovative practice in a situation of conventional classroom learning environment has provided an attractive and stimulating to students participating in the research


Referência: Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-15

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