Novos currículos e novas aprendizagens : a utilização de objetos de aprendizagem como alternativa para a mudança curricular
Ano: 2004
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Silva, Maria da Graça Moreira da
Orientador: Almeida, Fernando José de
Assunto: Tecnologia da comunicacao,Curriculos -- Mudanca,Tecnologia da informacao
Resumo: A presente pesquisa aborda as tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação e tem por objetivo o estudo da possibilidade de mudanças no currículo de uma instituição de ensino superior privada analisando a introdução de um projeto de utilização de objetos de aprendizagem nos processos de ensino e aprendizagem presencial e a distância. Trata-se de um estudo de caso que analisa a aplicação do projeto de utilização de objetos de aprendizagem implantado na Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo nos cursos regulares de graduação, bacharelado e seqüenciais, nos projetos de apoio ao ensino presencial e educação a distância. A pesquisa envolveu a análise de docentes, alunos, gestores e desenvolvedores, todos envolvidos no processo de desenvolvem entre utilização de objetos de aprendizagem. Foi analisado o material didático utilizado, a utilização pelos docentes (uso e reutilização) no ambiente virtual de aprendizagem e a interação com os alunos,
Abstract: The present research approaches the information and communication technologies applied to education. It has as objective the study of the possibilities of changes to the curriculum of a high education institution by means of the learning objects. In research terms this is a case study that analyses the application of the Learning Objects Project into three subjects of academic courses of the Anhembi Morumbi University of Sao Paulo. The subjects are Philosophy, Introduction to Philosophy and Professional Ethics, given on a semi-attending basis, being partially by personal attendance and partially on-line. The research comprised teachers, students, managers and developers, ali involved in the process of development and utilization of learning objects. It has been analysed the learning material, the utilization by teachers (use and re-use) in the virtuallearning environment and the interaction with the students
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004-11-30
Tags: