Teorema de Tales : uma engenharia didática utilizando o Cabri-Geometre



Trabalho

Ano: 1997

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Maria Célia Leme da

Orientador: Campos, Tânia Maria Mendonça


Assunto: Geometria -- Estudo e ensino,Matematica -- Estudo e ensino,Cabri-geometre (Programa de computador),Educacao matematica,Ensino da geometria


Resumo: Os resultados do último SAEB - Sistema Nacional de Avaliação Básica de 1993, apontaram um baixo rendimento dos alunos no teste de Matemática. O estudo concluiu a necessidade de investimento no treinamento e capacitação de professores. Paralelamente, estudos realizados por Pavanello (1993) e Lorenzato (1995) indicam a necessidade de metodologias apropriadas para o ensino-aprendizagem da Geometria. O objetivo da pesquisa é permitir o professor estudar o Teorema de Tales, dando significado a esta propriedade e identificar as dificuldades decorrentes da aplicação desse teorema, através da construção de uma seqüência didática. Perguntamos se as dificuldades na aplicação do teorema, apontadas por Cordier (1991), é restrita aos alunos ou estendem-se também aos professores. Para a elaboração da seqüência didática empregamos, como suporte teórico, a dialética ferramenta-objeto e o jogo de quadros desenvolvidos por Régine Douady (1986) na Didática da Matemática, e o software Cabri-Géomètre, como suporte material. A seqüência possibilitou, por parte dos professores, a compreensão dos erros e dificuldades mais freqüentes dos alunos no uso do teorema e a tarefa de dar significado aos conceitos geométricos, em particular ao Teorema de Tales, integrando-os aos outros campos matemáticos


Abstract:


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997-02-17

Tags: