Implementação do Programa Um Computador por Aluno : uma revisão da literatura
Ano: 2014
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Politicas, Administração e Sistemas Educacionais
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Silva, Luana Rodrigues de Souza da
Orientador: José Roberto Rus Perez
Assunto: Implementacao,Politicas publicas,Politica educacional,Informatica na educacao,Computadores,Implementation,Public policies,Educational policy,Computing in education,Computer
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e sistematizar o conhecimento científico acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), implementado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir de 2007. A metodologia consistiu em revisar a produção acadêmica discente dos programas nacionais de pós-graduação stricto sensu expressa em dezoito teses de doutoramento e dissertações de mestrado, bem como revisar seis avaliações de processo contratadas pelos Poderes Executivo e Legislativo. Examinaram-se os estudos selecionados com base em um modelo de análise que considera variáveis inerentes ao processo de implementação do PROUCA. Os resultados obtidos nos trabalhos demonstram haver: inadequação de infraestrutura nas escolas, suporte técnico e pedagógico insuficiente para atender as demandas, velocidade de acesso à internet inferior ao necessário para desenvolver atividades usando os laptops e, dependendo da localidade, inclusive, inexistência de conexão, problemas na organização estrutural dos cursos de capacitação ofertado, subutilização dos equipamentos e baixa frequência de uso nos contextos escolares, ausência de coordenação entre as três esferas de governo e de um planejamento específico para conduzir a sua execução. Observamos, também, que numa análise do processo de implementação de políticas, programas e projetos públicos, o debate proposto pela literatura especializada nesse tema traz importantes insumos metodológicos para entender como, de fato, as ações são operacionalizadas
Abstract: Abstract: This research aims to identify and systematize the scientific knowledge on the One Computer per Student Program (PROUCA), implemented by the Ministry of Education (MEC) in 2007. The methodology consisted of reviewing the student academic production of national programs for post-graduate studies (strict sensus) expressed in eighteen doctorate theses and master dissertations, as well as reviewing six evaluations process contracted by executive and legislative branches. The selected studies based on an analytical model that considers inherent variables in the implementation of PROUCA process were examined. The results in the work demonstrate that there is: inadequacy of infrastructure in schools, insufficient technical and pedagogical support to meet the demands, access speed lower than that required to develop activities using the laptops, depending on the locality, including lack of connection, problems in the structural organization of the training courses offered, underutilization of equipment and low frequency of use in educational contexts, lack of coordination between the three spheres of government and a specific plan to conduct its implementation. We also observed that in an analysis of the process of the policies implementation, public programs and projects, the debate proposed by the literature on this topic has important methodological inputs to understand how, in fact, actions are operationalized,\$aPoliticas, Administração e Sistemas Educacionais,\$aMestra em Educação
Referência: SILVA, Luana Rodrigues de Souza da. Implementação do Programa Um Computador por Aluno: uma revisão da literatura. 2014. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
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