Geotecnologias e mapeamento socioambiental no ensino de Geociências : experiências com a formação continuada e inicial de professores
Ano: 2018
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Ensino e Historia de Ciências da Terra
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Geociências
Programa: Mestrado em Ensino e Historia de Ciencias da Terra
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Silva, Leandro Ignacio da
Orientador: Vânia Maria Nunes dos Santos, Ronaldo Barbosa
Assunto: Professores - Educacao (Educacao permanente),Formacao inicial do professor,Geociencias - Estudo e ensino,Geociencias - Inovacoes tecnologicas,Geociencias - Aspectos ambientais,Continued teachers training,Initial teacher training,Geosciences - Study and teaching,Geosciences - Technological innovations,Geosciences - Environmental aspects
Resumo: Resumo: O estudo de temas relacionados às Geociências é de total importância para a formação intelectual e pessoal dos alunos dos ensinos básico e universitário. Com referência no potencial didático-pedagógico das geotecnologias e do mapeamento socioambiental, a presente pesquisa visa analisar os processos e produtos resultantes do curso de formação inicial e continuada de professores, tanto da educação básica, em uma escola pública, como de alunos do curso de licenciatura em Geografia, da PUC Campinas. As formações propõem o uso de produtos das geotecnologias como: imagens de satélites, imagens e vídeos de drone, produção do mapeamento socioambiental e saídas a campo com estudo do meio. A formação desses docentes e licenciandos pretende contribuir para o ensino mais integrado, contextualizado e interdisciplinar do lugar/ambiente, auxiliando-os na compreensão de temas relacionados a Geociências, dentro e fora da sala de aula. Nas oficinas de formação docente foi utilizado, principalmente, o software Google Earth Pro, associado à metodologia do mapeamento socioambiental e estudo do meio, auxiliando não só o (re)conhecimento do lugar/ambiente vivido, bem como a análise de diferentes questões voltadas para a construção de possibilidades para o ensino
Abstract: Abstract: The study of topics related to Geosciences, are of utmost importance for the intellectual and personal education of students in primary and university education. Concerning the geotechnologies and socio-environmental mapping didactic-pedagogical potential, the present research aims to analyze the processes and products resulting from the teacher¿s initial and continued training, both in basic education, in a public school, and PUC Campinas¿ Geography degree course students. The degree courses propose the usage of geotechnologies products such as: satellite imagery, drone-captured imagery and videos, socio-environmental mapping production and field trips to study the environment. This teachers and graduates training aims to contribute to a more integrated, contextualized and interdisciplinary teaching of the place/environment, assisting them in which concerns the Geosciences-related issues understanding, inside and outside the classroom. In the teachers training workshops, Google Earth Pro software was used, associated to the socio-environmental mapping and environment study methodology, thus helping the (re)cognition of the inhabited place/environment, as well as different issues related to the construction of teaching possibilities were dealt with,\$aEnsino e Historia de Ciencias da Terra,\$aCAPES
Referência: SILVA, Leandro Ignacio da. Geotecnologias e mapeamento socioambiental no ensino de Geociências: experiências com a formação continuada e inicial de professores. 2018. 1 recurso online (164 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
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