Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Cláudio Alex Fagundes da

Orientador: Valente, José Armando


Assunto: Sentido de presenca,Atencao,Educacao -- Finalidades e objetivos,Transcendencia (Filosofia),Fenomenologia,Ensino a distancia,Meaning of presence


Resumo: Esta tese é uma investigação sobre o sentido de presença. Em educação freqüentemente se utiliza o termo presença para designar relações educacionais de corpo presente, face-a-face, para designar aproximações meramente físicas. Aqui eu contesto essa concepção. Na educação dita presencial nós observamos que muitas vezes os participantes estão distantes, com o pensamento longe da sala de aula, completamente ausentes do corpo. Já no ciberespaço observa-se o contrário, que embora os participantes estejam fisicamente afastados, os seus pensamentos se integram em aproximações de corações e mentes, que é, talvez, uma aproximação mais importante no contexto educacional do que a própria proximidade física. Para recolocar a questão da presença investigo a teoria do campo de presença interna de Bergson, a teoria da transcendência de Husserl, a concepção de presença do Outro de Buber, os quatro estados de presença de Gurdjieff, o conceito de intermundo de Merleau-Ponty e o conceito de presença virtual de Lévy. E, mais detalhe, os conceitos de pre-sença e de ser-no-mundo de Martin Heidegger. Incluindo o sentido de presença no ciberespaço, conto a história da minha presença nesse mundo virtual, através de minhas vivências educacionais e culturais na Internet. Chego à conclusão que o corpo físico presente não garante a presença do ser. E a presença se efetiva não só com a presença física, mas também em relações cibernéticas e outras formas de interação humana. Assim sendo, nesta tese, chego a um novo sentido da palavra presença,


Abstract: 'This thesis is an investigation concerning the meaning of presence. In Education, the term "presence" is often used to nominate physical presence, face-to-face educational relationships, to designate purely physical nearness'


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-11-24

Tags: