Interação multimodal em ambientes de EaD : proposta de arquitetura e impactos
Ano: 2014
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Ciência da Computação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Computação
Programa: Doutorado em Ciência da Computação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Silva, André Constantino da
Orientador: Heloísa Vieira da Rocha
Assunto: Interacao humano-maquina,Ensino a distancia,Computer-human interaction,Distance education
Resumo: Resumo: Ambientes de Educação a Distância (EaD) proveem ferramentas para apoiar atividades de ensino e aprendizagem de cursos presenciais, semi-presenciais e a distância, utilizando a infra-estrutura da Web para disponibilizar suas funcionalidades aos usuários. As ferramentas existentes nesses ambientes oferecem a manipulação de mídias ricas, como imagem, áudio e vídeo, possibilitando a criação e visualização de conteúdo pelos usuários, cuja interfaces de usúario foram projetadas para ter boa usabilidade em computadores convencionais, equipados com os dispositivos de entrada teclado e mouse e como dispositivo de saída um monitor de tamanho médio com alta resolução. Por utilizarem a Web como meio de acesso, os ambientes estão suscetíveis ao acesso por uma variedade de dispositivos, inclusive os móveis que possibilitam utilizar as funcionalidades do ambiente a qualquer hora e a qualquer lugar. Ressalta-se que os dispositivos móveis são equipados com telas sensíveis ao toque e/ou caneta, modalidades de entrada não existentes em um computador convencional. Portanto, os ambientes de EaD necessitam suportar diversas modalidades de interação, que serão utilizadas pelos usuários considerando o seu objetivo, o dispositivo, o contexto físico e social. Projetar uma interface específica para cada dispositivo não é uma tarefa trivial e resulta em um alto número de linhas de código que devem ser mantidos, logo propomos que o projetista deve considerar o nível de modalidades de interação ao invés do nível de dispositivo ou de periférico para usufruir dos benefícios oferecidos pelos periféricos de entrada e saída. A abordagem de pesquisa adotada contempla: (i) revisão da literatura sobre conceitos fundamentais da área de Interação Humano-Computador e multimodalidade, (ii) investigação dos problemas de interação que ocorrem ao acessar ambientes de EaD por modalidades nas quais não foram consideradas durante a especificação de sua interface, (iii) desenvolvimento de uma ferramenta que aproveite os benefícios das modalidades de entrada a caneta e multitoque, (iv) elaboração de uma arquitetura para ambientes de EaD com interação multimodal. Percebeu-se que o impacto da multimodalidade pode ir além de possibilitar acesso por diversos periféricos de interação, podendo emergir novas funcionalidades que apoiam a produção de conteúdos que antes eram de difícil, ou impossíveis, de produzir nos ambientes. Assim, denominamos Educabilidade de um ambiente de EaD a facilidade de produzir conteúdo e, consequentemente, ser adotado, em uma variedade de contextos educacionais. Conclui-se que ambientes de EaD com aspectos multimodais possuem uma maior educabilidade
Abstract: Abstract: e-Learning Environments provide tools to support teaching and learning activities in classroom, blended or on-line courses, by using the infrastructure of the Web to provide its functionality to users. The tools in these environments offer the handling of rich media such as image, audio and video, allowing the creation and visualization of content, their user interfaces were designed to have good usability using a desktop computer with keyboard and mouse as input devices and a high resolution medium-size display as output devices. By using the Web as a means of access, these environments are susceptible to access by a variety of devices, including mobile ones that enable users to use the environment anytime and anywhere. It is emphasized that the mobile devices are equipped with touch and/or pen input modalities, two modalities that do not availabled on conventional computer. Therefore, e-learning environments need to support different modes of interaction, which will be used by the users considering their goal, the device, and the physical and social context. Designing a particular interface for each device is not a trivial task and results in a high number of code lines that must be maintained, and then we propose that the designer must consider the level of interaction modalities instead of the level of device or peripheral to take advantage of the benefits offered by input and output peripherals. The research approach adopted contemplates: (i) literature review about fundamental concepts of Human-Computer Interaction and multimodality, (ii) investigation of the interaction problems that occur when accessing e-learning environments with modalities that have not been considered in the design process, (iii) development of a tool that take the benefits of pen input modalities and multitouch, (iv) proposal for an architecture for distance education environments with multimodal interaction. We noticed that the impact of multimodality can go besides enabling access for various peripherals interaction and may emerge new functionalities that support the production of content that were difficult before, or impossible. Thus we call learnability of an e-Learning environment the ease of producing content and, therefore, to be adopted in a variety of educational contexts. We conclude that e-learning environments with multimodality have greater learnability,\$aCiência da Computação
Referência: SILVA, André Constantino da. Interação multimodal em ambientes de EaD: proposta de arquitetura e impactos. 2014. 1 recurso online ( xxii, 123 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
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