Um estudo sobre o ensino de limite : um tratamento computacional com aplicações
Ano: 2006
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Silva Neto, João Pereira da
Orientador: Pires, Celia Maria Carolino
Assunto: Conceito de limite,Ensino e aprendizagem,Uso de tecnologias,Educacao matematica,Matematica -- Estudo e ensino,Concept of limits,Education and learning,Use of technologies
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de exploração do conceito de limite para alunos de cursos de licenciatura em matemática. Busca-se um tratamento que evidencie a importância desse conceito dentro da matemática e que mostre sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Utilizando a tecnologia, criaremos ambientes que possam favorecer o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Utilizamos os softwares Graphmatica, Cabri Géomètre e Excel como ferramentas auxiliares na preparação do material didático. O material preparado foi oferecido a alguns professores que lecionam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, para que o utilizem e o avaliem. Fundamentamos nossas escolhas nas idéias de Vygotsky e Ausubel. Esperamos contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de limites, estimulando a reflexão sobre a utilização de recursos didáticos tecnológicos adequados,
Abstract: The objective of the present work is to analyse a proposal of exploration about the limit, concept for students in courses of licentiateship in Mathematics, searching for a way that points up the importance of this concept into the Mathematics and showing its application in other areas of knowledge. Using the technology, we could create ambients capable of helping teaching-learning in classroom. We will use the softwares Graphmatica, Cabri Géomètre and Excel as auxiliaries instruments in preparation of the didactic material. The preparation of the material was offered to some teachers that teach the discipline Differential and Integral I Calculation, to be used and tested. Our choices are based on of Vygotsky end Ausubel ideas. We hope to contribute to teaching-learning process of limits, stimulating the reflection about the correct utilization of technology and didactics researches
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-05-30
Tags: