A presença da grafia da CMC síncrona em textos escolares em língua materna



Trabalho

Ano: 2008

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva Filho, Leonardo Nogueira da

Orientador: Freire, Maximina Maria


Assunto: Alfabetizacao,Comunicacoes digitais,Escrita,Linguagem e a internet


Resumo: Este trabalho tem por objetivos: (1) descrever e interpretar o fenômeno da presença da grafia da CMC síncrona em textos escolares, e (2) identificar as representações que professores de língua materna têm sobre ele. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de um posicionamento do professor de língua portuguesa em relação ao uso que se faz, atualmente, de uma grafia típica de salas de bate-papo (do tipo MSN) em produções textuais escolares. Fundamentam teoricamente este trabalho, estudos sobre: origem e evolução da escrita (Massini-Cagliari & Cagliari, 1999, Higounet, 2003, Aguiar, 2005), o processo de aquisição da escrita (Ferreiro, 2001) e orientações sobre produção textual (Brasil, 2001), a escrita em ambiente virtual (Rheingold, 1996, Crystal, 2004, Possenti, 2006, Freitag & Fonseca e Silva, 2006), e conceitos de representação (Moscovici, 1978, 1995, 2003, Minayo, 1995, Freire & Lessa, 2003). A abordagem metodológica adotada foi a hermenêuticofenomenológica (van Manen, 1990, Freire, 2007). A descrição e interpretação do fenômeno em foco foi feita por meio de registros textuais, coletados por meio de entrevistas e conversas hermenêuticas, mantidas com os cinco professores de língua portuguesa que participaram da investigação. Os resultados da pesquisa revelam que os professores participantes não permitem o uso da grafia da CMC síncrona em textos escolares que exigem a variante escrita culta, contudo, alguns admitem essa grafia em textos que consideram informais. Os resultados também permitem afirmar que tipos de texto e praticidade são os temas que constituem o fenômeno investigado neste estudo,


Abstract: This study aims at (1) describing and interpreting the presence of synchronous CMC spelling in school texts produced in Portuguese, taken as the phenomenon on focus, and (2) identifying the representations teachers of Portuguese have about this specific way of communicating. The research topic is justified by the need mother tongue teachers have to position themselves in terms of accepting or rejecting this kind of spelling in texts produced at school. The investigation is theoretically grounded on studies about the written language origin and development (Massini-Cagliari & Cagliari, 1999, Higounet, 2003, Aguiar, 2005), the writing acquisition process (Ferreiro, 2001) and textual production orientations (Brasil, 2001), writing in virtual environments (Rheingold, 1996, Crystal, 2004, Possenti, 2006, Freitag & Fonseca e Silva, 2006), and concepts of representation (Moscovici, 1978, 1995, 2003, Minayo, 1995, Freire & Lessa, 2003). The methodologic approach adopt was the hermeneuticphenomenological one (van Manen, 1990, Freire, 2007). The description and interpretation of the target phenomenon were undertaken through textual registers obtained in interviews and hermeneutic conversations the researcher had with the five Portuguese teachers enrolled in the investigation. The results of this research reveal that the teachers do not allow students to use synchronous CMC spelling in those texts in which the dominant linguistic pattern is required. However, they tend to be more flexible when writing regards informal texts. The research outcomes also provide evidence to claim that text types and facility are the themes that constitute the phenomenon of lived experience focused on in this study


Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-05-16

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