A produção de conhecimento e a ambientação na atividade de formação de professor
Ano: 2008
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Schneider, Márcia Sueli Pereira da Silva
Orientador: Magalhães, Maria Cecilia Camargo
Assunto: Producao de conhecimento,Ambientacao presencial e a distancia,Formacao de professores,Educacao a distancia,Educacao continuada,Professores -- Formacao profissional,Knowledge production,Face-to-face environment and distance setting,Teacher formation
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir a formação de professor e verificar como o conhecimento é produzido durante o processo de formação realizado em dois ambientes: o presencial e a distância. Nessa perspectiva, este trabalho escolheu como base para estudo de pesquisa um projeto de formação contínua pautado nas relações entre pesquisadora e uma professora de inglês que atuava no Ciclo Básico I em uma Escola Municipal da cidade de Conceição dos Ouros-MG. Para fundamentar as discussões, o trabalho procurou subsídios nos pressupostos teóricos da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (Vygotsky, 1934/2001, 1999, 1998, Leont ev, 1959, 1978, Engeström, 1987, 1999, 2006, entre outros), nas discussões sobre ambientação para entender os ambientes fornecidos pela Comunicação Mediada por Computador e nos movimentos que conduzem à virtualização, alicerçadas, principalmente, nos trabalho de Lévy (1996/2003, 1999/2003). Sobre os princípios crítico-reflexivo, o estudo está embasado nos estudos desenvolvidos por Freire (1979/2001), Brookfield & Preskill (1999), Liberali (2005, 2004), Brookfield (1987), Smyth (1989), dentre outros, e no papel da linguagem na mediação das inter-relações sociais, que tem na argumentação uma importante aliada para o desenvolvimento do pensamento críticoreflexivo. Esta pesquisa se insere em uma perspectiva crítica de colaboração (Comstock, 1982, Bredo & Feinberg, 1982, Magalhães, 1992, 1994, 1998, no prelo), pois trata-se de um processo investigativo que objetiva a observação, intervenção, análise e transformações nas práticas pedagógicas das participantes. Para proceder às análises e discussões, foram selecionados recortes de conversas realizadas nas sessões reflexivas presenciais e a distância, do diário reflexivo e das reflexões sobre o diário realizadas em ambiente e-mail. A análise percorreu os recortes escolhidos como o propósito de entender os questionamentos de sentidos e o compartilhamento de novos significados sobre ensino-aprendizagem que emergem na atividade de formação nos dois contextos. A discussão dos resultados demonstra que a produção do conhecimento ocorre quando os participantes têm possibilidades de se manifestar, de expor sua opinião, de concordar, discordar, ouvir e ser ouvido, possibilidade para argumentar e convencer o outro, aprendendo, dessa maneira, a interagir com respeito pelo outro. Nesse processo de produção social, o papel do outro se torna fundamental para o desencadeamento de novas ZDPs, de reorganização e transformação dos sentidos e desenvolvimento. A discussão dos resultados revela, ainda, que o ambiente virtual permitiu a atualização da atividade de formação, tornando-a real em um ambiente virtual, e que a interação desenvolvida no ambiente virtual, por meio de uma interação assíncrona, assume uma característica de maior formalidade em relação à interação síncrona, que se caracteriza como uma interação próxima a interação presencial, ou seja, face-a-face,
Abstract: This research aims to discuss the teacher formation and verify how the knowledge is produced during the formation process developed in two settings: in a face-to-face environment and in a distance setting. In this way, this work chose as base for the research a continued professional development project, based on the relations between the researcher and an English teacher that worked at Basic Level I in a Municipal School in Conceição dos Ouros-MG. As foundation to the discussions this work is based on Socio-Historical-Cultural Activity Theory (TASHC) (Vygotsky, 1934/2001, 1999, 1998, Leont ev,1959, 1978, Engeström, 1987, 1999, 2006 and others), on the discussion about on line setting to understand the settings supplied by Computer Mediated Communication and its movements that take to the virtualization, founded, principally, in Levy s (1996/2003, 1999/2003) works. Regarding the critical reflective principles, the study is based on the studies developed by Freire (1979/2001), Brookfield & Preskill (1999), Liberali (2005, 2004), Brookfield (1987), Smyth (1989), and others, and in the language role mediating the social inter-relations that has the argumentation as an important allied to the development of the critical reflective thought. This research is inserted in a critical collaborative perspective (Comstock, 1982, Bredo & Feinberg, 1982, Magalhães, 1992, 1994, 1998, no prelo), since it is an investigative process that aims to observing, analyzing and transforming the educational practices of the participants. Parts of face-to-face and distance conversation, of reflective diary and reflections developed in an email setting were selected and analyzed. The intention of analyzing the cutting data was to understand how sense about teaching-learning was questioning and new meanings were shared during the teacher formation activity on the environments used. The results show that knowledge production happens when there are opportunities to the participants manifest themselves, expounding their opinions, to agree or disagree, to listen and to be listened, opportunity to argue and to convince the others, learning, this way, to interact with respectful by others. In this social production process, the role of the other becomes fundamental to trigger off news ZPDs, to reorganize and transform the senses and to develop. The results show as well that the virtual setting allows that the teacher formation activity was updated, become real in a virtual setting, and that the asynchronous communication turned out to be more formal than the synchronous communication that was characterized by an interaction similar as a face-to-face interaction
Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-05-30
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