Uma estética possível para educação Biomodal : Aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e Virtuais



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Tese

Agência fin.: CNPq

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Scherer, Suely

Orientador: Valente, José Armando


Assunto: educacao bimodal,comunicacao,ambientes virtuais,Aprendizagem,Bimodal Education,Learning Process,Communication,Virtual Environment


Resumo: A presente pesquisa apresenta e analisa uma estética para a Educação Bimodal - parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora - a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Na pesquisa foram identificados, nas atitudes e ações de alunos, os movimentos de habitantes, visitantes e transeuntes de ambientes de aprendizagem. E o professor assume o papel de habitante, ao criar e articular vários espaços e saberes, apreendendo cada aluno, e favorecendo pelo movimento da pergunta, a auto-eco-organização das certezas e dúvidas dos alunos. Quanto aos espaços criados para a Educação Bimodal, mostrou-se a necessidade de privilegiar a proximidade com sentidos e significados dos sujeitos que irão habitá-los, sendo criados no e para o diálogo. A estética de Educação Bimodal apresentada e vivenciada nesta pesquisa mostra que é possível que os alunos assimilem os conceitos da disciplina, em um processo contínuo de tomadas de consciência a partir de desafios lançados pela professora, viabilizando a comunicação e a aprendizagem em uma proposta.,


Abstract: This work presents and analyzes the aesthetics of Bimodal Education - half held in classroom, half held virtually - identifying attitudes and places as well as students and teachers actions in order to create a favorable atmosphere for the learning and communication processes which take place in virtual and face to face environments, being coherent with the aesthetics of complexity. This study was developed based on theories such as genetic epistemology, autopoietic theory, interdisciplinarity and libertarian education. In order to present and analyze the aesthetics, learning and communication movements occurred among students and the teacher - who was the researcher - involved in the subject Statistics Applied to Education (Estatística Aplicada à Educação), offered by the Education School at Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ. The results showed that the students attitudes and actions in the learning environment can be classified in three movements: inhabitants, visitors and transients. The teacher assumed the role of inhabitant, creating and integrating several spaces and knowledge, embracing each student and providing, through the questioning movement, an auto-eco-organization of the students certainties and doubts. Regarding the spaces created by the Bimodal Education, it was necessary to emphasize the proximity of the subjects meaning and significance of those who were to inhabit these spaces, created based on and for a dialog. The Bimodal Education aesthetics presented and experienced in this research showed that it is possible for the students to assimilate the subject concepts, in a continuous process of grasping consciousness that started with challenges proposed by the teacher, making possible the communication and learning in a Bimodal Education proposal.


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-03-16

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