Uso de TIC por professores em aulas do ensino médio e suas percepções sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos em física, química, biologia e matemática



Trabalho

Ano: 2014

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino de Ciências e Matematica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Sarti, Luis Ricardo

Orientador: Samuel Rocha de Oliveira


Assunto: Tecnologia da informacao e comunicacao,Ensino de ciencias,Information technology and communication,Science education


Resumo: Resumo: Essa dissertação apresenta um levantamento sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) feito com professores de Física, Química, Biologia e Matemática do Ensino Médio das escolas particulares da cidade de Campinas, São Paulo. Através de um questionário, nosso objetivo foi saber o quanto as TIC e comunicação são usadas em sala de aula, e quais são essas tecnologias. Além disso, pesquisamos se a utilização das TIC melhora, na percepção dos professores, a atenção e a aprendizagem do aluno. Para isso pesquisamos também, o quão fácil é para o professor preparar e aplicar essas tecnologias dentro da sala de aula. Foram entrevistados professores de 39 das 49 escolas particulares encontradas em Campinas, sendo que o corpo docente coincidia em algumas instituições. Foram coletados 140 questionários distribuídos entre as disciplinas. Percebeu-se ao longo da pesquisa que os professores da amostra usam tecnologias, sendo Computador e Datashow os aparatos mais requisitados, assim como imagens e vídeos são as mídias mais utilizadas por eles. Além dos resultados diretos, foram levantadas hipóteses entre gêneros, faixas etárias, tempo de trabalho e entre as disciplinas pesquisadas, mostrando um perfil dos professores que usam ou não as TIC para o ensino


Abstract: Abstract: This research presents a survey on the use of Information and Communication Technologies (ICT) made with teachers of Physics, Chemistry, Biology and Mathematics Secondary Education in private schools of the city of Campinas, São Paulo. Through a survey, our goal is to know when they are using ICT and communication in the classroom, and what these technologies are. In addition, we researched the use of ICT improves the perception of teachers, attention and student learning. To consider how easy it is for the teacher to prepare and apply these technologies in the classroom. 39 teachers from 49 private schools found in Campinas, and faculty differed in some institutions were interviewed. 140 surveys were collected between disciplines. It was notice during the research that teachers in the sample use technologies, computer and PowerPoint being the most requested hardware, as well as images and videos are the media most used by them. In addition to the direct results, hypotheses gender, age, working time and among the surveyed subjects were raise, showing a profile of teachers who use ICT or not to teach,\$aEnsino de Ciencias e Matematica


Referência: SARTI, Luis Ricardo. Uso de TIC por professores em aulas do ensino médio e suas percepções sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos em física, química, biologia e matemática. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253948

Tags: