O uso das TIC por professores da rede pública : as contribuições de uma formação continuada
Ano: 2018
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Santos, Vanessa Lara
Orientador: Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro
Assunto: Ensino auxiliado por computador,Tecnologia da informacao,Educacao - Efeito das inovacoes tecnologicas,Professores - Formacao profissional,Computer-assisted instruction,Information technology,Education - Effect of technological innovations on,Teachers - Occupational training
Resumo: Este trabalho buscou identificar em egressos de uma especialização em tecnologias realizada pela UAB quais foram as contribuições de um curso de formação continuada para a prática pedagógica dos participantes, apresentando uma reflexão acerca de quais os desafios enfrentados pelos egressos de uma formação continuada em TIC para aplicar o que fora abordado no referido curso e compreendendo se os princípios propostos pelo curso foram adotados. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário com espaço para que os participantes da pesquisa discorressem sobre cada assunto abordado. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tema para uma melhor contextualização do tema. Considerando os objetivos deste trabalho, foi feita a opção pela utilização de uma abordagem qualitativa com o intuito de consolidar as respostas obtidas de um modo mais descritivo, refletindo sobre o que ocorreu no processo formativo, utilizando o questionário e a entrevista como método de coleta de dados, sistematizando as falas dos entrevistados nas contribuições, desafios e princípios do curso proporcionados pelo curso. Com a pesquisa, percebeu-se que esta formação proporcionou mudanças significativas no fazer pedagógico dos entrevistados, em suas relações dentro do espaço escolar, porém ainda há muito a ser feito, como por exemplo o monitoramento dos oriundos deste tipo de formação, para que se tenha elementos para perceber o alcance da formação continuada,
Abstract: This work aimed to identify in the graduates of a specialization in technologies carried out by the UAB what were the contributions of a continuing training course for the pedagogical practice of the participants, presenting a reflection about the challenges faced by the graduates of a continuous training in ICT to apply which had been addressed in said course and understood if the principles proposed by the course were adopted. Therefore, a questionnaire was applied with space for the research participants to discuss each subject. A bibliographical research of the theme was also carried out to better contextualize the theme. Considering the objectives of this study, a qualitative approach was used to consolidate the answers obtained in a more descriptive way, reflecting on what happened in the training process, using the questionnaire and the interview as a method of collecting data, systematizing the respondents speeches on the course contributions, challenges and principles provided by the course. With the research, it was noticed that this training provided significant changes in the pedagogical achievement of the interviewees, in their relationships within the school space, but there is still a lot to be done, such as the monitoring of those coming from this type of training, so that to understand the scope of continuing education
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018-11-26
Tags: