As percepções sobre a necessidade de mudança no ensino da profissão contábil frente aos avanços tecnológicos : um estudo de caso em uma instituição de ensino privada da cidade de São Paulo



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Santos, Tatiana Moraes de Oliveira

Orientador: Robles Júnior, Antonio


Assunto: Contabilidade - Estudo e ensino,Inovacoes tecnologicas,Contabilidade - Brasil - Historia,Accounting - Study and teaching,Technological innovations,Accounting - Brazil - History


Resumo: Há anos a tecnologia é o motor de mudanças observadas em diferentes aspectos. Trazer para o centro das discussões os impactos do avanço exponencial da tecnologia na maneira como os profissionais atuam nos dias de hoje, é fundamental para garantir a empregabilidade futura. Este é um forte argumento para incentivar o investimento em educação e um importante passo para que abordagem do ensino em Contabilidade seja revista. Neste sentido, este estudo teve por objetivo verificar a percepção de discentes, docentes e gestores acadêmicos do curso de graduação em ciências contábeis de uma instituição de ensino privada da cidade de São Paulo, acerca da necessidade de mudanças no ensino da contabilidade mediante o avanço exponencial da tecnologia. Esta é uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, cujo procedimento adotado foi o estudo de caso. Os resultados sugeriram a necessidade de inclusão de aspectos voltados à obtenção de conhecimento em tecnologia no curso de graduação em ciências contábeis segundo alunos, docentes e gestores acadêmicos, pois eles percebem a importância e acreditam ser fundamental que temas como Big Data e Análise de dados, Automações e Robotizações e Inteligência Artificial sejam inseridos na grade curricular. Entretanto, para que isso seja possível, existem alguns desafios a serem enfrentados,


Abstract: 'For years technology has been the engine of change observed in different ways. Bringing to the discussion the impact of technologys exponential advancement on the way professionals work today is critical to ensuring future employability. This is a strong argument for encouraging investment in education and an important step in revising the approach to accounting education. In this sense, this study aimed to verify the perception of students, teachers and academic managers of the undergraduate course in accounting sciences of a private educational institution in the city of São Paulo, about the need for changes in accounting teaching through exponential advancement of technology. This is a qualitative and quantitative exploratory research, whose procedure was the case study. The results suggest the need for inclusion of aspects related to technology in the undergraduate course in accounting sciences according to students, teachers and academic managers, as they realize the importance and believe it is fundamental that topics such as "Big Data and Data Analysis", "Automations and Robotizations" and "Artificial Intelligence" should be part of the curriculum. However, to make this possible, there are some challenges to be faced'


Referência: Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-12-04

Tags: