Reflexões docentes no ensino híbrido : o papel do professor no uso da tecnologia em sala de aula



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Santos, Glauco de Souza

Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da


Assunto: Curriculo,Tecnologia educacional,Sala de aula invertida,Curriculum,Tecnologia educacional Educational technology,Flipped classroom


Resumo: Essa pesquisa se insere na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: currículo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Muitas escolas vêm implantando TDIC em suas salas de aula nas últimas décadas, porém a formação do professor para a utilização destas ferramentas digitais com o intuito de promoção da autonomia de seus alunos não tem acontecido de forma satisfatória. Neste sentido que este estudo objetiva identificar as etapas vivenciadas pelo professor ao implantar a sala de aula invertida na sua prática pedagógica com o uso de TDIC. Para atingir este objetivo, esta pesquisa foi fundamentada em um referencial baseado em alguns autores para definição do conceito de autonomia como Paulo Freire e John Dewey. Além disso, utilizou-se de Donald Schön para o entendimento sobre o processo de reflexão sobre a ação realizada pelos docentes e finalizou-se com José Moran, José Valente, Maria Elizabeth Bianconcini e outros para definir metodologias ativas e sala de aula invertida. Para realizar a investigação, a trajetória metodológica deste estudo perpassou pela realização de quatro encontros quinzenais em formato de sala de aula invertida com cinco professores do Ensino Básico do Colégio ECCOS de São José dos Campos (SP), onde discutiram os textos de apoio previamente trabalhados em casa, socializavam a prática aplicada na semana anterior e construíam novo plano de aula no modelo de sala de aula invertida. Desta forma, os relatos e o material produzidos pelos docentes ilustraram o caminho que percorreram no processo reflexivo para configurar sua prática no modelo de sala de aula invertida, colocando o aluno como sujeito do processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se com esta dissertação que a partir da implantação de metodologias ativas, o professor busca reelaborar sua função no processo de ensino e aprendizagem, entendo o papel de protagonismo do aluno e abrindo espaço para a construção da autonomia,


Abstract: This research is part of the research line of New Technologies in Education of the Postgraduate Program in Education: curriculum of the Pontifical Catholic University (PUC-SP). Many schools have been implementing TDIC in their classrooms in the last decades, but the teacher training for the use of these digital tools in order to promote the autonomy of their students has not happened in a satisfactory way. In this sense, this study aims to identify the stages experienced by the teacher when implementing the flipped classroom in his pedagogical practice with the use of TDIC. To achieve this goal, this research was based on a reference in some authors to define the concept of autonomy as Paulo Freire and John Dewey. In addition, Donald Schön was used to understand the process of reflection on the action carried out by the teachers and concluded with José Moran, José Valente, Maria Elizabeth Bianconcini and others to define active methodologies and the flipped classroom. To carry out the research, the methodological trajectory of this study was followed by four biweekly meetings in a flipped classroom format with five teachers from the Basic Education of the ECCOS College of São José dos Campos (SP), where they discussed the previously worked support texts at home, socialized their practice applied the previous week and constructed a new lesson plan in the flipped classroom model. In this way, the reports and material produced by the teachers illustrated the path they have taken in the reflexive process to configure their practice in the flipped classroom model, placing the student as the subject of the teaching and learning process. The conclusion of this dissertation was that from the implantation of active methodologies, the teachers seek to re-elaborate their role in the teaching and learning process, understand the protagonism of the student and opening space for the construction of autonomy,


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018-03-21

Tags: