Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Lingua Materna

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Santos, Francine Eloisa

Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo


Assunto: Multiletramentos,Curriculos,Multiculturalismo,Multimodalidade (Linguistica),Multiliteracies,Curriculum,Multiculturalism,Multimodality


Resumo: Resumo: Essa dissertação de mestrado discute a questão da pedagogia dos multiletramentos na nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo, implantada em 2008, e investiga como se dá a concretização dessa nos Cadernos do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental/Ciclo II. Com base na teoria da pedagogia dos multiletramentos e diante dos novos desafios da contemporaneidade dos textos que apresentam uma multiplicidade de linguagens, semioses e mídias, perguntamo-nos se (e como) a Proposta Curricular do Estado de São Paulo abordaria essa questão e se essa também estaria presente nos Cadernos do Professor. Temos como corpus dessa pesquisa, então, os 16 Cadernos do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II produzidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e publicados em 2009. Olhamos também neste trabalho para a questão da diversidade cultural, como e se é abordada nesta Proposta Curricular, também sob a ótica dos multiletramentos


Abstract: Abstract: This dissertation discusses the pedagogy of multiliteracies in the new Curriculum Proposal of the State of São Paulo, deployed in 2008, and investigates how it works in the textbooks for Portuguese Language Teacher of Elementary Education / Cycle II. Based on the theory of multiliteracies pedagogy and facing the new challenges of contemporary texts that present a multiplicity of languages, semioses and media, we wonder if (and how) the Curricular Proposal of the State of São Paulo would address this issue and if this would also be present in the teachers textbooks. We have a corpus of this research, then, the 16 books of the Portuguese Language Teacher of Elementary Education II produced by the Education Department of the State of São Paulo and published in 2009. In this dissertation, we also look at the question of cultural diversity, and how it is addressed in this Curriculum Proposal, also from the perspective of multiliteracies,\$aLingua Materna,\$aMestra em Linguística Aplicada


Referência: SANTOS, Francine Eloisa. Multiletramentos: uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2013. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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