Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem : concepção e implementação sob uma otica sociotecnica
Ano: 2006
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado profissional
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Computação
Programa: Mestrado em Ciência da Computação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Santos, Fabio Rocha
Orientador: Ana Cervigni Guerra, Mario Lucio Cortez
Assunto: Ensino a distancia,Ambiente virtual,Engenharia de software,Tecnologia da informacao,Comunicacao na tecnologia,Software - Arquitetura
Resumo: Resumo: A demanda pela capacitação profissional e formação continuada, num contexto em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, discussões e mudanças nos paradigmas educacionais tem sido foco de muitos estudos. Nessa perspectiva, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), como recurso que viabilize a dinâmica e a diversificação dos métodos, das formas e dos ambientes de ensino-aprendizagem, tem surgido como uma alternativa que minimiza os impactos oriundos desse reordenamento social em que estão inseridos aspectos de tamanha relevância no âmbito acadêmico-profissional. Paralelamente, o aumento da demanda pela modalidade de educação à distância (EAD) e o surgimento e aperfeiçoamento dos Learning Management System (LMS), mencionados neste trabalho como ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVA), apresentam-se num cenário em que se pretende minimizar distâncias e dinamizar estratégias por meio das tecnologias de informação e comunicação nos espaços institucionais em que permeia a formação e o aprimoramento profissional. Nessa perspectiva, será levada em consideração o estreitamento que há entre este contexto educacional, a engenharia de software (ES) e as questões sociais, no referido estudo, em que apresenta-se com o propósito de desenvolver uma investigação, acerca dos fatores dificultadores e de sucesso, observados desde a concepção até a implementação de um ambiente virtual (Teleduc) de ensino-aprendizagem, nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, sob uma ótica sociotécnica
Abstract: Abstract: The demand for professional qualification and continual education in a context where the workplace is more and more competitive and demanding, discussions and changes of educational paradigms have been the focus of many studies. From this perspective, the use of New Information and Communication Technologies (NTICs) as a resource that makes the dynamics and diversity of methods, the teaching-learning structures and environments feasible, has appeared as an alternative that minimizes the impacts that originate from this social re-ordering where aspects of such relevance within the academic-professional field are inserted. In parallel, the increase in demand for long Distance Education (EAD) and the introduction and improving of the Learning Management Systems (LMS) mentioned in this paper as Virtual Teachinglearning environments (AVA), which intend to minimize distances and propel strategies through technologies of information and communication in institutional environments where professional education and qualification permeate. In this perspective, will be taken in consideration the closeness there is between this educational context, the Software Engineering (ES) and the social aspects, in the related study, where it is presented the problematic and successful factors observed from the conception to the implementation of virtual teaching-learning environments (TelEduc) in Brazilian institutions of higher learning from a socialtechnical point of view
Referência: SANTOS, Fabio Rocha. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: concepção e implementação sob uma otica sociotecnica. 2006. 82f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: