Estudo exploratório sobre o uso de um software de síntese proteica : Exploratory study on a protein synthesis software usage



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino de Ciências e Matematica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Física Gleb Wataghin

Programa: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Santos, Érica Rodrigues dos

Orientador: Eduardo Galembeck


Assunto: Recursos educativos digitais,Software educacional - Avaliacao,Sintese proteica,Digital educational resources,Educational software - Evaluation,Protein synthesis


Resumo: Resumo: O uso de Recursos Educativos Digitais (REDs) facilitam os processos de ensino e de aprendizagem por permitirem a interatividade e a exibição de imagens que não seriam possíveis de outra forma. Investigar como o usuário final interage com estes materiais implica, portanto, na qualidade dos mesmos e na melhoria desses processos. Este trabalho de caráter exploratório teve como objetivo investigar o uso de um RED, um software educacional sobre Síntese Proteica, tendo em vista sua proposta pedagógica e sua interatividade. O software possui como público alvo estudantes do Ensino Médio e é disponibilizado gratuitamente. Constitui-se de três telas principais: Introdução (organizador prévio das informações contidas no material), Síntese Proteica (animação do processo em etapas que requer a interação do usuário na montagem de um polipeptídio), e Animação (animação contínua do processo com legenda e botões de controle). A animação com controles beneficia a capacidade de processamento de informações do usuário, porém a interrogação do aluno sobre o processo apresentado em etapas muitas vezes são mais produtivos para usuários que não conhecem as etapas relevantes do processo. A metodologia de pesquisa adotada, estudo de caso, utilizou para a coleta dos dados duas ferramentas: o Google Analytics, o qual utiliza uma tecnologia que coleta informações em ambientes virtuais para inferir preferências e comportamentos dos usuários, e dois questionários, o primeiro enviado a todos os usuários que disponibilizaram seus e-mails quando da utilização do software e o segundo respondido apenas por professores que utilizaram o software em sala de aula. Com tais ferramentas foram respondidas questões como: Como foi feita a visualização das telas? Quais as sequências de telas seguidas? Quem eram os usuários (professores, estudantes ou outros)? Qual foi a preferência dos usuários entre os dois tipos de animação? Como o software foi utilizado em sala de aula? A análise dos dados mostrou que a sequência de visualização das telas seguiu aquela ordenada no menu e isto pareceu ter facilitado o aprendizado dos usuários com o material, indicando assim a importância de se guiar minimamente a navegação dentro de um RED. Quanto às telas Síntese Proteica e Animação, os usuários elegeram a segunda como a mais importante, demonstrando a preferência pela animação contínua. Este comportamento pode ter sido pelo grau de conhecimento sobre o assunto e a finalidade para a qual utilizaram o software. Os usuários do software foram, em sua grande maioria, estudantes de Graduação e do Ensino Médio. Eles utilizaram o material fora da escola, portanto a título de revisão. Na sala de aula o material foi utilizado pelos professores como forma de ilustração, com objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos em relação ao tema por permitir a sua visualização. Os professores se mostraram satisfeitos com o software e entre as poucas modificações sugeridas estão: uma maior contextualização do conteúdo com o cotidiano do usuário, o uso de palavras-chave no texto de introdução para facilitar sua interpretação e a adição de mais atividades para o usuário testar o que aprendeu


Abstract: Abstract: The use of Digital Educational Resources (DER) support teaching and learning process because they allow interactivity and provide images that would not be possible otherwise. Therefore, investigating how the user interacts with these materials can contribute with the development process. This exploratory study aimed to investigate the use of a DER, educational software on Protein Synthesis considering its pedagogical design. The software¿s target audience are high school students, and it is available for free. The software contains three main screens: Introduction (a brief summary of the software content), Protein Synthesis (a step by step animation of the process which requires user interaction to the polypeptide assembly), and Animation (a continuous animation of the process with subtitle and control buttons). The animation with controls improves the user capacity of processing information, but the students¿ inquiry about the process presented in stages is often more productive for those who do not know relevant steps. This research represents a case study, and we worked with two data sources: Google Analytics, which uses technology to collect information in virtual environments in order to infer users preferences and behaviors, and two surveys: the first one was sent to all users who had provided their e-mails when they used the material and the second was answered only by teachers who had used the software in class. With these tools the following questions were answered: What was the sequence of screens views? Who were the users (teachers, students or others)? What were the user¿s preferences between the two types of animation? How was the software used in class? The data analysis showed that the screen views followed the same track of menu and it seems to facilitate the user¿s learning. This indicated the importance to minimally guide the navigation into a DER. Regarding the Protein Synthesis and Animation screens, the users elected the second one as the most important, showing their preference for continuous animation. It was found that this behavior has influenced by the user¿s knowledge on Protein Synthesis and the purpose for which they used the software. The software users were mostly college and high school students. They used the material mainly out of school as supplemental material. In class, teachers used the software as a demonstration tool in order to facilitate students learning of the topic, once it allows the process visualization. The teachers showed themselves satisfied with the software suggesting a few modifications: greater contextualization of the content with the users daily life, the use of keywords in the introductory text in order to facilitate interpretation and the addition of more activities to the users in order to test what they have learned,\$aEnsino de Ciencias e Matematica,\$aMestra em Ensino de Ciências e Matemática


Referência: SANTOS, Érica Rodrigues dos. Estudo exploratório sobre o uso de um software de síntese proteica: Exploratory study on a protein synthesis software usage. 2016. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/276898

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