A construção do letramento estatístico em estratégias com o uso de tecnologias digitais em aulas de Estatística de cursos de graduação
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Santos, Anderson Anzai dos
Orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Assunto: Estatistica - Estudo e ensino,Letramento estatistico,Engenharia didatica,Statistics - Study and teaching,Statistical literacy,Didactic engineering
Resumo: O letramento estatístico é caracterizado pela habilidade de ler, compreender, interpretar, analisar, avaliar e discutir corretamente conteúdos estatísticos. Nesse contexto, acreditamos que a construção desse letramento deve ser formada na vida do estudante desde o início da sua escolaridade. Entretanto, estudos indicam que essa formação não é suficiente e se agrava ainda mais na fase universitária. Assim, nesta pesquisa qualitativa, investigamos a situação atual das disciplinas introdutórias de estatística descritiva em cursos de graduação, analisando um da área de exatas (Licenciatura em Matemática) e dois de biológicas (Enfermagem e Medicina) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A pesquisa foi realizada em Junho de 2018. Apoiamo-nos na fundamentação teórica da estruturação dos níveis de conceitualização dos conhecimentos pelos alunos para aplicar algumas sequências de atividades com o auxílio do software estatístico R e investigar se o aprendizado de conteúdos de estatística descritiva, utilizando o pacote R Commander, torna-se mais significativo e contribui para a construção do letramento estatístico dos estudantes universitários, bem como a contextualização da Estatística na formação profissional do estudante potencializa a construção do letramento estatístico, apoiando-o na formação de uma maior criticidade no uso dos dados e na possível articulação em seu cotidiano e formação de cidadania. Com relação aos procedimentos metodológicos, foram utilizados os pressupostos da Engenharia Didática, como estudos preliminares, análises a priori, experimentação, análises a posteriori e validação e durante a execução das atividades, identificamos que os alunos não tiveram dificuldade na manipulação do software, porém apresentaram dificuldade na abordagem das métricas estatísticas, na sua interpretação assim como em relacioná-las com os gráficos. Muitos demonstraram possuir apenas o nível técnico de seu conhecimento e tiveram dificuldade para ultrapassar os níveis mais elementares em seu letramento estatístico,
Abstract: Statistical Literacy is characterized by the ability of reading, understanding, interpreting, analyzing, evaluating and discussing statistical content correctly. Therefore, we believe that the construction of this literacy must be formed in the students life from the beginning of his schooling. However, studies indicate that this training is not enough and is even worse during university stage. In this qualitative research, we expect to investigate the current situation of Intro to Descriptive Statistics major in undergraduate courses, being one of them in Exact Sciences field (Mathematics Degree) and two in Biology field (Nursing and Medicine) at the Federal University of Rio de Janeiro State (UNIRIO). The search was conducted in June 2018. We were based on theoretical foundation of levels of conceptualization of knowledge structuring by students in order to apply activities with support of the statistical software R and investigate whether the learning of Descriptive Statistics contents, using R Commander package, becomes more significant and contributes to the construction of statistical literacy in university students as well as whether the students vocational training contextualization of statistics strengthens the construction of statistical literacy, basing it on the construction of superior criticality in the use of data and on the possible articulation in their daily life and constitution as an individual. Regarding the methodological procedures, Didactic Engineering assumptions were used as methodological procedures, such as preliminary studies, a priori analysis, experimentation, a posteriori analysis and validation, and, during the accomplishment of the activities, we identified that the students did not have problems in manipulating the software, however they had difficulty in approaching the statistical metrics, in its interpretation, as well as in relating them to the graphics. Many students demonstrated to have only the technical level of their knowledge and difficulties to exceed the most elementary levels in their Statistical literacy
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-09-09
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