Propostas pedagógico-musicais e deficiência visual : recursos tecnológicos a partir da abordagem TPACK



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Música, Teoria, Criação e Prática

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Artes

Programa: Doutorado em Música

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Santos, Alexandre Henrique dos

Orientador: Adriana do Nascimento Araujo Mendes, Vilson Zattera


Assunto: Musica - Instrucao e estudo,Deficiencia visual,Musica e tecnologia,Educacao inclusiva,Music education,Visual disabilities,Music and technology,Inclusive education


Resumo: Resumo: Esta pesquisa aborda a educação musical acessível de alunos com deficiência visual (DV) em uma escola especializada no ensino e reabilitação destas pessoas na cidade de Limeira-SP. O estudo parte do fato que o público DV enfrenta dificuldades de acesso aos meios de aprendizagem musical tradicional. Explora, então, como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser utilizadas nas aulas de música para estes alunos. Tem como objetivo investigar e experimentar alternativas pedagógicas e com recursos tecnológicos com a finalidade de atenuar os obstáculos de aprendizagem musical enfrentados por estes alunos. Para orientar este processo foi usada a abordagem teórica: Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK). É uma pesquisa qualitativa e se utiliza da técnica de pesquisa-participante. Estes obstáculos foram mapeados através de uma entrevista inicial com três músicos DV adultos. Na etapa experimental a pesquisa teve dois grupos de alunos participantes totalizando doze sujeitos. Foram criados recursos e atividades para o uso em práticas de criação e vivência musical, aprendizagem das propriedades do som, leitura de cifras e partituras, Musicografia Braille e aprendizagem dos instrumentos: violão, guitarra e contrabaixo elétrico. O experimento explorou recursos de hardwares como o dispositivo Makey Makey, o microfone Mogees e o sensor de movimento Leap Motion. Entre os softwares utilizados estão: Audacity, Adaptive Use Musical Instruments (AUMI), Soundplant e o Pure Data (Pd). Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdos e o software NVivo como apoio para a operacionalização, organização e visualização dos dados. Os resultados da análise estão expostos em duas vertentes: a primeira foi relacionada às questões pedagógicas do ensino de música e a segunda direcionada à análise técnica das ferramentas utilizadas. Foram utilizados os dez princípios de usabilidade de Jakob Nielsen como aporte teórico para medir a eficiência destes recursos em diversos parâmetros. Foram explorados com estas ferramentas, diversas maneiras de utilização no ensino de música para os alunos participantes. Assim, foi possível interagir com práticas como improvisação e criação musical através de gravação e manipulação de sons, contato e exploração sonora com diversos tipos de materiais e interação sonora através de gestos e movimentos corporais. As atividades conduzidas na presente pesquisa possibilitaram aos alunos participantes amplo contato com importantes elementos teóricos e práticos da área musical. Os resultados obtidos sugerem que os obstáculos de aprendizagem musical de alunos DV abordados nesta pesquisa podem ser diminuídos através dos usos das TIC e da abordagem TPACK. Também emergiram durante este experimento fatores que contribuíram para a melhora no desenvolvimento destes alunos no contexto da deficiência visual, como as atividades que exploraram coordenação motora e consciência corporal. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que as TIC e a estrutura conceitual da abordagem TPACK podem contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem musical de alunos com diversos tipos de deficiência visual


Abstract: Abstract: This research approaches accessible musical education of visually impaired (VI) students in a specialized school in education and rehabilitation of such people in the city of Limeira, SP. The study arises from the fact that the VI public faces access difficulties to traditional musical education. It then explores how Information and Communication Technology (ICT) can be used in music lessons for students. It as a target to investigate and experiment pedagogical alternatives and with technology resources, with the goal of attenuating the obstacles in musical learning faced by such students. In order to guide this process, Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) theoretical approach has been used. It is a qualitative research and it uses participant research technique. Such obstacles were mapped through an initial interview with three adult VI students. In the experimental phase, the research ad two groups of participating students, adding up to twelve students. Resources and activities were created for use in creation practices and musical living, properties of sound learning, musical ciphers and scores reading, Braille Musicography and learning of the following instruments: guitar, electric guitar and electric bass guitar. The experiment explored hardware resources, such as the device Makey Makey, Mogees microphone, Leap Motion motion sensor. Among the software used were: Audacity, Adaptive Use Musical Instruments (AUMI), Soundplant and Pure Data (Pd). For data analysis, Content Analysis technique was used and NVivo software as support for data operationalization, organization and viewing. The analysis results are displayed in two strands: the first one was related to pedagogical matters in music teaching and the second one addressed the technical analysis of the tools used. Jakob Nielsen¿s ten principles of usability as theoretical contribution in order to measure the efficiency of such resources in several parameters. Several means of using such tools were explored in music teaching to the participating students. Thus, it was possible to interact with practices such as musical improvising and creating through recording and handling of sounds, contact and sound exploring with several kinds of materials, as well as sound interaction through body gestures and motion. The activities carried out in the present research made possible for te participating students wide contact with important theoretical and practical elements of the musical area. The results achieved suggest that musical learning obstacles of VI students approached in this research can be mitigated though the use of ICT and the TPACK approach. Throughout the present experiment, factors that contributed for the improvement in these students¿ development in visual impairment context also arose, such as the activities that explore motor coordination and body awareness. The results achieved in this study suggest that ICT and TPACK concept structure can contribute significantly in the music learning and teaching process to students with diverse kinds of visual impairment,\$aDoutorado,\$aMúsica, Teoria, Criação e Prática,\$aDoutor em Música


Referência: SANTOS, Alexandre Henrique dos. Propostas pedagógico-musicais e deficiência visual : recursos tecnológicos a partir da abordagem TPACK. 2020. 1 recurso online ( 225 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

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