Educação a distancia sobre cardioversão e desfibrilação para enfermeiros
Ano: 2006
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Enfermagem e Trabalho
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Mestrado em Enfermagem
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Sanches, Luiz Miguel Picelli
Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Assunto: Internet,Ensino a distancia,Enfermagem,Unidade de tratamento intensivo,Internet,Distance education,Nursing,Intensive care unit
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tratou-se da proposta de desenvolvimento e avaliação de um curso de educação à distância (EAD) para atualização de enfermeiros sobre um tema de grande complexidade que é a Cardioversão e Desfibrilação, dentro do contexto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), através da Internet, que tem sido utilizada para auxiliar o ensino e divulgação de informações. Também teve como objetivo descrever as etapas de desenvolvimento do curso, descrever o perfil dos alunos, avaliar a participação dos alunos e avaliar o curso por especialistas com experiência em EAD e UTI, além da opinião dos alunos. O curso foi desenvolvido totalmente à distância, com utilização da metodologia de ensino denominada Aprendizagem Baseada em Casos (ABC), que contextualiza o tema proposto dentro dos ambientes colaborativos de aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem escolhido foi o TelEduc, desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluíram o curso 11 enfermeiros, alcançando um índice de desistência de 47,6% considerado dentro das expectativas segundo a literatura. Os alunos participaram de quatro fóruns de discussão e desenvolveram três casos de forma colaborativa. O curso foi avaliado, antes e após ter sido aplicado aos alunos, por specialistas com experiência em EAD e UTI, nos critérios autoridade, conteúdo geral, apresentação e confiabilidade das informações, além do projeto educacional. Foi considerado um curso adequado, necessitando apenas de pequenas reformulações em todos os critérios pelos avaliadores de EAD, e considerado como plenamente adequado pelos profissionais de UTI nos critérios confiabilidade das informações, projeto educacional e nos demais critérios como adequado, mas que necessita de pequenas reformulações. Na avaliação da opinião dos alunos sobre o curso, foi possível observar que o curso teve boa aceitação e foi avaliado positivamente. Os objetivos propostos foram alcançados, o curso foi desenvolvido dentro dos prazos esperados, o curso necessita de pequenas reformulações e a metodologia de aprendizagem baseada em casos foi adequada para um curso à distância para enfermeiros. Este projeto faz parte da linha de pesquisa Informação e Comunicação em Saúde
Abstract: Abstract: This research was about the development and valuation of a Distance Education Course to update nurses in Cardioversion and Defibrillation on Intensive Care Unit, through Internet, to helpful the learning and divulgation of informations. Also had the purposes: to describe course¿s development, to describe students¿ profiles, to evaluate students¿ participation, to evaluate the course by experts in Distance Education and Intensive Care Unit and the students¿ opinion. The used methodology was the Case-based Learning, which was the topic proposed inside collaborative learning environments. The learn virtual environment was the TelEduc, developed in State University of Campinas. 11 nurses concluded the course, with a desistance index of 47,6 %, considerate admissible in the literature. The students participated in 4 debates forums and developed 3 cases collaboratively. The course was evaluated before and after the application to the students, by experts in Distance Education and Intensive Care Unit, in the rules: authority, general content, presentation, informations¿ veracity and educational project. The experts in Distance Education considered the course adequate, but needing some adjustments in all rules and experts in Intensive Care Unit considered the course totally adequate in the rules informations¿ veracity and educational project and was adequate but needing some adjustments in others rules. The course had acceptation and was evaluated positively, according to students¿ opinion. The purposes were succeded, the course was developed in time and need some adjustments and the methodology Case-based Learning was adequate to a distance course for nurses,\$aEnfermagem e Trabalho
Referência: SANCHES, Luiz Miguel Picelli. Educação a distancia sobre cardioversão e desfibrilação para enfermeiros. 2006. 222p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: