Redes virtuais de relacionamento = dispositivos de subjetivação, individuação e controle = Virtual relationship nets : mechanisms of subjectivity and control



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Doutorado em Linguística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Salum, Ana Claudia Cunha

Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini


Assunto: Tecnologia da informacao e comunicacao,Subjetividade,Professores de ingles,Pos-modernidade,Controle,Information technology and communication,Subjectivity,English teachers,Post-modernism,Control


Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como tema a relação entre as chamadas novas tecnologias e a constituição subjetiva de professores de inglês na contemporaneidade, de modo a entendermos a maneira como esses professores se constituem como sujeitos (pós-) modernos, por meio de relações mediadas pela e na máquina. A hipótese assumida é a de que as redes virtuais constituem instrumentos de controle, dispositivos de individuação, que remetem os professores participantes a assumirem determinadas posições sujeito no ambiente virtual e no discurso didático-pedagógico. Como pressuposto teórico, filiamo-nos a uma perspectiva discursivo-desconstrutivista, a qual postula a possibilidade de imbricamento de teorias do discurso, da psicanálise freudiana e da desconstrução derridiana e foucaultiana, tratando de conceitos como sujeito, identidade, discurso e modos de subjetivação. Tal perspectiva se associa, em linhas gerais, à ideia de um sujeito dotado de formas de subjetividade que são sempre múltiplas, heterogêneas, dispersas e fluidas, um processo sócio e historicamente determinado. A pesquisa se estabeleceu, metodologicamente, por meio da coleta de recortes discursivos que compunham os fóruns de discussão de comunidades de professores de inglês, de dois sites de relacionamento virtual, a saber, o Orkut e o British Council. A análise dos excertos levou em consideração o sujeito e o sentido em constante produção e deslocamento, e, portanto, os processos de construção de sentido foram considerados a partir das relações entre o linguístico, o social e o histórico. Notou-se uma tendência forte de os professores participantes dessas redes virtuais, ao estabelecerem parâmetros de condutas e determinados modos de ser, tentarem recuperar uma identidade imaginariamente estável e sólida, pautada no cartesianismo, que lhes possibilitaria posicionarem-se como professores de inglês numa era contemporânea, sob uma lógica determinante do espetáculo, impossibilitando, dessa forma, modos outros de (se) conhecer, de pensar e de (se) relacionar com o outro e consigo mesmo


Abstract: Abstract: This research theme is the relationship between the so-called new technologies and the subjective constitution of contemporary- English teachers. We have the assumption that virtual networks work as strong control mechanisms that make teachers assume certain subject positions in the virtual environment and in the pedagogical-didactic discourse. In order to understand how English teachers constitute themselves as (post-)modern subjects through their relationship in and mediated by machines, we adopted a discourse-deconstructive perspective, which leads with the possibility of overlapping theories of discourse, Freudian psychoanalysis and Derrida and Foucaults deconstruction, dealing with concepts such as subject, identity, discourse and modes of subjectivity. This perspective is associated, in general, with the idea of a subject constituted by forms of subjectivity that are always multiple, heterogeneous, dispersed and fluid, a process which is always social and historically determined. The research was established, methodologically, by collecting fragments of discourse that formed the discussion forums in the English teachers communities, which belonged to two social networking sites, namely Orkut and the British Council. The analysis of these fragments took into consideration the subject and the meaning in constant production and displacement, and therefore the processes of meaning construction were considered from the relationship between language, society and history. We noticed a strong tendency of these teachers, by setting certain parameters of (pedagogical and professional) behavior and ways of being, to try to find a stable and solid imaginary identity that would enable them to place themselves as teachers of English in the contemporary era, under a logical of performance, preventing other forms of (self) knowing, thinking and relating to others and even to themselves


Referência: SALUM, Ana Claudia Cunha. Redes virtuais de relacionamento: dispositivos de subjetivação, individuação e controle = Virtual relationship nets : mechanisms of subjectivity and control. 2012. 189 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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