Metodologia da sala de aula invertida no ensino de microbiologia : Reino Fungi



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado profissional

Disciplina: Ensino de Biologia

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Biologia

Programa: Mestrado em Ensino de Biologia

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Salerno, Aquiles Macedo Pereira

Orientador: Domingos da Silva Leite


Assunto: Ensino hibrido,Tecnologias digitais da informacao e comunicacao,Mediacao da informacao,Blended learning,Digital information and communication technologies,Information mediation


Resumo: Resumo: Os alunos do ensino médio são de uma geração nascida na era da tecnologia e, por isso, não conseguem imaginar o mundo sem internet, smartphones, tablets, entre outros. Fazem uso desses recursos a todo o momento, estão sempre conectados, recebem informação de forma rápida, precisam expressar suas opiniões e isso os deixa impacientes com as aulas tradicionais. Devido aos motivos apresentados, há a necessidade de as escolas e de os sistemas fazerem uma mudança na forma de ensino, nesse sentido, o ensino híbrido vem ganhando muita força. Este projeto visou à utilização da metodologia da sala de aula invertida no ensino do Reino Fungi para tornar o ensino mais significativo ao educando, de forma a desenvolver competências e habilidades que serão utilizadas em seu dia a dia. O material desenvolvido é composto de três vídeo aulas e um manual. As vídeo aulas, que serão disponibilizadas para os educandos através das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCI), abordam todo o conteúdo sobre o Reino. Essas aulas apresentam imagens e contextos para que as mesmas fiquem mais dinâmicas e significativas. O educando ficará responsável pela utilização desses materiais, e a sala de aula física vai ser um espaço de socialização do conhecimento, colocando o educando como protagonista. Para o docente, será disponibilizado um manual, colocando-o na posição de mediador do conhecimento, esse manual orienta o professor na utilização do material, traz também sugestões de perguntas problematizadoras, dicas de plataformas educacionais, atividades a serem desenvolvidas e sugestões de avaliação. O referido material veio de uma necessidade real de tornar o processo de ensino e aprendizado mais efetivo para formar um cidadão mais reflexivo, protagonista de sua vida, que entende sua importância para o desenvolvimento da sociedade, sendo também tal apoio prazeroso para o professor. Visou ainda manter um ambiente mais leve favorecendo que o educando entenda que é o protagonista de sua aprendizagem. Cumpre ressaltar que o material desenvolvido será disponibilizado de forma digital no repositório da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp para o uso de outros docentes que tenham interesse em deixar as aulas mais dinâmicas e produtivas com o uso das TDCI


Abstract: Abstract: High school students are from a generation born in technology, they cannot imagine the world without internet, smartphones, tablets, among others. They make use of these resources at all times, they are always connected, they receive information quickly, they need to express their opinions and that makes them impatient with traditional classes. Due to the reasons presented, there is a need for schools and education systems to make a change in the way of teaching and in this sense hybrid teaching model has been gaining a lot of strength. This project aimed to use the inverted classroom methodology in teaching the Fungi Kingdom, to make teaching more meaningful to the student in order to develop skills and competencies that will be used in their daily lives. The developed material consists of three video lessons and a manual. The video lessons, which will be made available to students through Digital Technologies of Communication and Information (DTCI), address all the content about the kingdom, these lessons present images and contexts so that the classes become more dynamic and meaningful, the student will be responsible for the use of these materials and the physical classroom will be a space for socialization of knowledge, placing the student as the protagonist. A manual will be made available for the teacher, placing them in the position of mediator of knowledge, the developed manual guides the teacher in the use of the material, it also brings suggestions for problematizing questions, tips of educational platforms, activities to be developed and suggestion of evaluation. The material produced in this document came from a real need to make the teaching and learning process more effective, to form a more reflective citizen, protagonist of their lives, who understands their importance for the development of society and pleasurable for the teacher, it also aimed to maintain a lighter environment in which the student understands they are the protagonist of their learning. The material developed will be made available digitally in the repository of the State University of Campinas - Unicamp for the use of other teachers who have an interest in making classes more dynamic and productive with the use of DTCI,\$aMestrado,\$aEnsino de Biologia,\$aMestre em Ensino de Biologia,\$a001,\$aCAPES


Referência: SALERNO, Aquiles Macedo Pereira. Metodologia da sala de aula invertida no ensino de microbiologia: Reino Fungi. 2020. 1 recurso online ( 88 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.

Tags: