Ação e percepção nos processos comunicacionais do corpo em formação
Ano: 2007
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Saito, Cecília Noriko Ito
Orientador: Greiner, Christine
Assunto: Processos de comunicacao do corpo em formacao,Teoria Corpomidia,Escola Internacional Lumiar,Aprendizagem,Cognicao em criancas,Percepcao em criancas,Educacao pelo movimento,Communications process of the body in formation,Body media theory
Resumo: A proposta desta tese é investigar questões ligadas aos primórdios da organização de processos de comunicação do corpo em formação, fundadas a partir da Teoria Corpomídia. Nesta investigação teórica, que relaciona os estudos da Teoria da Comunicação e das Ciências Cognitivas, a tese acompanha e analisa os procedimentos da escola democrática, a partir das experiências que vêem sendo realizadas pelo Instituto Lumiar em São Paulo (SP). Dentre seus objetivos, destaca-se o trabalho com a socialização sem sujeição, em oposição aos dispositivos disciplinares e em parceria com a autonomia e a resistência (Singer, 1997). A proposta da Escola Lumiar no Brasil tem sido reconhecida internacionalmente, sendo estudada por pesquisadores como os integrantes do Zero Project da Universidade de Harvard e do MIT (Massachussets Institute of Technology). A ponte teórico-prática entre a bibliografia do projeto Corpomídia e a participação na implementação dos projetos do Instituto Lumiar, têm se mostrado eficiente na medida em que atualiza e destaca ainda mais, os vínculos entre o estudo da comunicação do corpo e as estratégias políticas de sobrevivência. Nesse sentido, pretende-se pesquisar questões que envolvem os processos de aprendizado na criança através da abordagem de conceitos como ação, percepção, movimento, cognição e suas conexões com as pesquisas da cognição corporificada,
Abstract: The proposal of this thesis is to investigate subjects tided to primordial organizations of communications process of the body in formation, made from the body media theory. In this theoretical investigation, which relates Communications Theory Studies to Cognitive Science Studies, the thesis analyzes and assists the democratic school procedures through experiences that are being made by Lumiar Institute in São Paulo (SP). Among its subjects, the most evident is socialization without ones subjection, in opposite to disciplinary devices, together to autonomy and resistance (Singer, 1997). Lumiar School proposal in Brazil is being internationally recognized, being studied by researchers such as those of Zero Project by Harvard University and MIT (Massachusetts Institute of Technology). Links between practical-theoretical Media-Body Project bibliography and implementation participation of Lumiar Institute projects has shown efficiency while it gets up to date and gets more evidence to the links between body communications studies and survival political strategies. By this way, we intend to research a subject, which involves learning processes in children by approaching concepts such as action, perception, movement, cognition and their connections to the embodied cognition research
Referência: Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-09-26
Tags: