Uso pedagógico do celular e o papel do supervisor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Bianchi, Cintia Santos Tolosa

Orientador: Carlini, Alda Luiza


Assunto: Telefone celular,Tecnologias digitais,Supervisor de ensino,Cell phone,Digital technologies,Educational supervisor


Resumo: O supervisor de ensino da rede pública do estado de São Paulo, agente regulador do sistema, convive com novas demandas do ambiente escolar, impostas pela rápida e contínua transformação das mídias digitais, em particular, do telefone celular, que se torna cada vez mais sofisticado, em função das possibilidades de comunicação e informação e da acessibilidade econômica. Esse fato provoca novas formas de convivência dos estudantes com o equipamento, tornando-o de certo modo indispensável e inseparável. E, ao mesmo tempo, gera dificuldades para os professores e para a equipe escolar, no sentido de administrar essa relação tão intensa entre alunos e telefones. Desse fato decorre a questão central desta pesquisa: Como oferecer subsídios ao supervisor de ensino da rede estadual de São Paulo para que ele reconheça o celular como ferramenta pedagógica? A investigação teve por objetivo geral elaborar uma proposta de formação continuada em EaD, dirigida aos supervisores de ensino, no sentido de ajudá-los a reconhecer o celular como recurso auxiliar à prática educacional, considerando as suas possibilidades de uso pedagógico. E por objetivos específicos: descrever a função e o papel do supervisor de ensino e investigar propostas de uso pedagógico do celular na escola, adequadas aos supervisores e professores. A investigação foi desenvolvida na forma de pesquisa bibliográfica e documental, para subsidiar a construção de uma proposta de formação continuada em EaD, no sentido de auxiliar o supervisor de ensino a reconhecer as possibilidades de uso pedagógico do telefone celular, considerando as demandas da realidade educacional contemporânea e a necessidade de estimular reformulações dos projetos pedagógicos das escolas sob sua orientação,


Abstract: The public school system supervisor of the state of São Paulo, the largest regulator of the system, coexists with new demands of the school environment, imposed by rapid and continuous transformation of digital media, in particular, the cellular phone, which becomes increasingly sophisticated, depending on the possibilities of communication and information and affordability. This fact causes new forms of coexistence of the students with the equipment, making it somewhat indispensable and inseparable. At the same time, it creates difficulties for teachers and school staff, in order to manage this very intense relationship between students and phones. About that originates the central question of this research: How to offer subsidies to the state school system supervisor of São Paulo for mobile use as a teaching tool? The research had as main objective to prepare a proposal for continuing education in distance education addressed to education supervisors, to help them recognize the phone as an aid to teaching practice, considering their use of pedagogical possibilities. And specific objectives: to describe the function and the role of education supervisor and investigate pedagogical use proposals phone at school, appropriate supervisors and teachers. The research was developed in the form of documentary and bibliographical research, to subsidize the construction of a proposal for continuing education in distance education complement the teaching supervisor to recognize the educational possibilities of using mobile phone, considering the demands of contemporary educational reality and the need to encourage reformulation of the educational projects of the schools under his guidance


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-09-08

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