O idoso e o computador : condicoes facilitadoras e dificultadoras para o aprendizado



Trabalho

Ano: 1999

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educacao

Fonte de dados: Aleph PUCSP

Autor: Sa, Maria Auxiliadora Avila dos Santos

Orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de


Assunto:


Resumo: A velhice e a gerontologia sao jovens, pois sao recentes os estudos sobre a etapa final da vida humana, que era conhecida ate ha pouco tempo, apenas pelas perdas e decrescimos que podem ocorrer com o envelhecimento. Atualmente, o foco das pesquisas esta voltado para a qualidade de vida na velhice, num esforco para conciliar os conceitos de desenvolvimento e envelhecimento, ate entao antogonicos. O modelo de envelhecimento bem-sucedido e o resultado desses esforcos e orienta o presente trabalho, que pretende conhecer as condicoes facilitadoras e dificultadoras percebidas pelas pessoas acima de 60 anos no aprendizado do uso do computador, pois o analfabetismo digital, que atinge especialmente os adultos idosos, e um dos desafios da sociedade atual, marcada por mudancas tecnologicas intensas e aceleradas. Para contextualizar a pesquisa, tracou-se o perfil dos alunos da Faculdade Aberta a Terceira Idade da UNESP - Campus Guaratingueta, baseando-se nas respostas de 101 alunos a questionario especifico.


Abstract:


Referência:

Tags: