Gestão do desenvolvimento de curso a distância : investigação sobre a própria prática
Ano: 2011
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Rubim, Lígia Cristina Bada
Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Assunto: Gestao,Desenvolvimento de cursos,Educacao a distancia,Investigacao sobre a propria pratica,Management,Development of courses,Distance education,Research on their own practice
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar as relações que emergem da prática da gestão dos processos de desenvolvimento de cursos a distância, considerando os diferentes elementos que influenciam esta dinâmica. Parto do princípio de que não há modelos prontos a serem seguidos, uma vez que a prática da gestão do desenvolvimento de cursos constitui-se a partir dos conceitos que regem a gestão da educação em geral e a distância, da consideração ao contexto organizacional onde ela se faz e dos conhecimentos específicos da construção de cursos nesta modalidade. Diante da necessidade de referenciais sobre esta prática e de produções acadêmicas que tragam novos conhecimentos sobre o tema, esta pesquisa apresenta sua contribuição tanto em relação a sua relevância social como científica. Os referenciais metodológicos desta investigação estão pautados no valor da experiência, no papel da reflexão e na investigação sobre a própria prática, sob o ponto de vista da metodologia qualitativa. O cenário desta prática investigada é composto pelo desenvolvimento da Pós-graduação Lato Sensu a distância em Gestão Empreendedora, no Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação, do Senac São Paulo. Conclui-se que a prática da gestão de desenvolvimento de cursos é composta pela definição das etapas de desenvolvimento, pela adoção das etapas como orientadoras da gestão, pela participação na elaboração do projeto pedagógico de curso, pelo planejamento das diretrizes de desenvolvimento dos materiais, pela constituição da equipe e pelo alinhamento e dinamização do trabalho da equipe, cuja dinâmica foi composta por elementos ligados aos valores de gestão, ao contexto institucional, aos conhecimentos da área, às características do nível de ensino do curso, à relação entre minhas concepções e a prática, entre outros,
Abstract: The aim of this research is to investigate the relations which emerge from the practice of the management of the processes of development of distance education courses, considering the different elements which directly influence the dynamics they involve. I assume there are no readymade models to be followed since the practice of the management of courses is done based on the concepts of general and distance education, considering the organizational context it happens and also the specific knowledge inherent to the courses of the modality. Taking into consideration the need of reference for the practice and academic writings pointing out new knowledge on the subject, this research presents a relevant social and scientific contribution. The methodological reference of this investigation is based on the value of the experience, the role of reflection and the investigation on one s own practice, in the view of qualitative methodology. The scenario in which this practice was investigated is the one of the development of the distance Lato Sensu Post Graduation course on Entrepreneurial Management at the Center for Applied Technology Education, at Senac São Paulo. I concluded that the practice of the managing of development of courses is composed by the definition of the stages of development, the adoption of the stages as guidelines for the management, the participation on the pedagogical project elaboration, the planning of the guidelines for the preparation of the course materials, the making up of the team and the alignment and acceleration of team work, and such dynamics has been made up of key elements related to the management values, institutional context, area specific knowledge, the characteristics of the course level and to the relation between my views and practice, among others
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-05-27
Tags: