Experiência e autoria digital colaborativa como estratégia de aprendizagem na Educação Básica : professores e alunos autores em tempos de dispositivos móveis



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Rota, Paulo Jorge Storace

Orientador: André, Claudio Fernando


Assunto: Tecnologia educacional,Cognicao,Ensino auxiliado por computador - Programas de autoria,Educacao basica - Ensino auxiliado por computador,Inovacoes educacionais,Educational technology,Cognition,Computer-assisted instruction - Authorship,Education, Elementary - Computer-assisted instruction,Educational innovations


Resumo: A Educação Básica encontra-se diante de desafios para o desenvolvimento da aprendizagem. Instituições e professores precisam se preparar quanto ao uso de tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem escolar, valendo-se da própria experiência dos estudantes no uso dessas tecnologias. Esta pesquisa trata da aprendizagem escolar na Educação Básica, considerando o uso de dispositivos móveis como recurso pedagógico. A referência teórica é baseada nos estudos de Dewey e Kilpatrick, acerca do conceito de experiência, de Siemens, sobre o conectivismo e de Latour e sua teoria sobre ator-rede. Consta desse estudo uma análise dos documentos curriculares nacionais, sobretudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, na perspectiva da experiência como referência curricular oficial. Além disso, o foco dessa pesquisa é o estudo da autoria, especificamente da autoria colaborativa por meio de celulares conectados à internet. O levantamento dos dados foi por meio da análise dos comentários de estudantes acerca da experiência vivenciada em um trabalho de produção de texto colaborativo realizado por meio do aplicativo WhatsApp que propiciou a autoria colaborativa em ambiente digital,


Abstract: Basic Education faces challenges when improving learning. Educational institutions and teachers need to prepare themselves to use digital technologies in learning process by taking advantage of the students technology skills. The study deals with school learning in Basic Education, considering the use of mobile devices as a pedagogical resource. The theoretical reference is the concept of experience based on the learning theory of Dewey and Kilpatrick. The study also refers to Siemens Connectivism and Latours Actor-Network theory. The study performs an analysis of the national curricular documents, especially the BNCC, approved in 2017, from the perspective of the experience as an official curricular reference. Furthermore, the scope is the authorship study, specifically the collaborative authorship through internet connected cell phones. Data survey is based on students comments analysis of their collaborative writing experience for an essay using WhatsApp as a collaborative authoring digital tool


Referência: Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018-08-07

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