Uso do ambiente virtual de aprendizagem schoology como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio : Use of the virtual learning environment schoology as a strategy to support the presential education of biology in high school



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino de Biologia

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Biologia

Programa: Mestrado em Ensino de Biologia

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Romão, Edilson Ribeiro

Orientador: Fábio Papes


Assunto: Ambiente virtual de aprendizagem,Tecnologia educacional,Biologia - Estudo e ensino,Genetica,Recursos eletronicos de informacao,Virtual learning environment,Educational technology,Biology - Study and teaching,Genetics,Electronic information resources


Resumo: Resumo: A massificação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na esfera educacional é notória e defendida por inúmeros especialistas e pesquisadores da área. Pensar educação, no modelo de sociedade na qual estamos inseridos, e dissociá-la das nuances tecnológicas mostra-se pedagogicamente inviável. Para oferecer alternativas e novas estratégias de apoio ao ensino de biologia no ensino médio esta dissertação teve como objetivo avaliar os impactos do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Schoology no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de correlações entre grupo teste e controle e da percepção dos alunos, foi possível avaliar a proficiência e o impacto na aprendizagem dos estudantes. A utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Schoology mostrou-se adequada e eficiente no apoio a sala de aula presencial nas aulas de biologia com enfoque na área de genética. Propiciou melhor organização e dinamização do trabalho docente com ampliação da interatividade com os estudantes. Os alunos demonstraram satisfação e ótima receptividade quanto ao uso da plataforma, com destaque para a sua simplicidade, eficiência, rapidez e interatividade. O Schoology apresenta ótima capacidade de replicação e expansão no apoio ao ensino e aprendizagem para outras disciplinas, mesmo que sob as condições desta pesquisa seu impacto não tenha sido significativo estatisticamente. O uso de uma mídia tecnológica deve ser pensada e estudada para suprir e atingir objetivos pedagógico claros e previamente definidos. O desenho pedagógico deve sempre antever a escolha e utilização de uma mídia. Como produto desta dissertação foi elaborado um guia para professores do ensino médio com o objetivo de orientar e auxiliar na utilização de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem como apoio as aulas presenciais, com enfoque no Schoology


Abstract: Abstract: The massification of the use of Digital Information and Communication Technologies in the educational sphere is notorious and defended by countless specialists and researchers in the field. Thinking about education, the model of society in which we are inserted, and dissociating it from the technological nuances is pedagogically unfeasible. To offer alternatives and new strategies to support the teaching of biology in high school this dissertation aimed to evaluate the impacts of the Virtual Teaching and Learning Environment Schoology in the teaching-learning process. Through correlations between the test and control group and the students perception, it was possible to evaluate the proficiency and the impact on students learning. The use of the Virtual Teaching and Learning Environment Schoology proved to be appropriate and efficient in supporting the classroom in biology classes with a focus on the area of genetics. It provided better organization and dynamization of the teaching work with increased interactivity with students. The students demonstrated satisfaction and great receptivity regarding the use of the platform, highlighting its simplicity, efficiency, speed and interactivity. The Schoology presents great capacity for replication and expansion in support of teaching and learning for other disciplines, even if under the conditions of this research its impact has not been statistically significant. The use of a technological media should be thought and studied to supply and achieve clear and previously defined pedagogical objectives. Pedagogical design must always foresee the choice and use of a media. As a product of this dissertation was prepared a guide for high school teachers with the aim of guiding and assisting in the use of Virtual Environments for Teaching and Learning as support to face-to-face classes, focusing on Schoology


Referência: ROMÃO, Edilson Ribeiro. Uso do ambiente virtual de aprendizagem schoology como estratégia de apoio ao ensino presencial de biologia no ensino médio: Use of the virtual learning environment schoology as a strategy to support the presential education of biology in high school. 2019. 1 recurso online (142 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.

Tags: