Tecnologias da informação e da comunicação como ferramenta de suporte à recuperação de alunos em matemática
Ano: 2020
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Sistemas de Informação e Comunicação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Mestrado em Tecnologia
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Rizzo, Adriana Justina
Orientador: Elaine Cristina Catapani Poletti
Assunto: Matematica,Tecnologia da informacao,Conhecimento e aprendizagem,Ensino via Web,Mathematics,Information technology,Knowledge and learning,Web-based instruction
Resumo: Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão ligadas a diversas atividades do mundo moderno e têm dado aos segmentos da sociedade um novo ritmo e novas formas de organização. Na educação não é diferente, há décadas refletem-se sobre seu papel como ferramental de grande potencial que pode favorecer processos de ensino e de aprendizagem e, assim, proporcionar avanços qualitativos e quantitativos ligados ao desenvolvimento do conhecimento. Desta forma, tomando a necessidade de recuperação de alunos em matemática, em virtude de dificuldades e defasagens de estudos, esta pesquisa se propôs a avaliar o ambiente de suporte de estudos em matemática da Khan Academy como uma ferramenta para organização e condução de estudo na matéria, pautada no Alinhamento Construtivo de John Biggs. Os resultados, pautados numa pesquisa de cunho qualitativo, indicaram que o ferramental se constitui num material com potencial para o desenvolvimento de programas de apoio e de mecanismos de estudo complementar ao ensino regular em matemática de ensino fundamental e médio, para alunos e professores
Abstract: Abstract: Information and Communication Technologies (ICTs) are linked to a various activities in the modern world and have offered new rhythm and forms of organization to various segments of the society. For the education, it is not different: during decades they have been reflected on its role as a tool with great potential that can favor teaching and learning processes and, thus, provide qualitative and quantitative advances linked to the development of knowledge. In this way, taking the necessity to recover students who have lags in mathematics, due to difficulties in its studies, this paper aimed to evaluate the support environment of studies in mathematics at Khan Academy as a tool for organization and conducting studies in this matter, based on the Constructive Alignment of John Biggs. The results, based on a qualitative research, indicated this tool is a potential material for development and support programs for complementar studing mechanisms to regular mathematics education for students and teachers,\$aMestrado,\$aSistemas de Informação e Comunicação,\$aMestra em Tecnologia,\$a001,\$aCAPES
Referência: RIZZO, Adriana Justina. Tecnologias da informação e da comunicação como ferramenta de suporte à recuperação de alunos em matemática. 2020. 1 recurso online (67 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP.
Tags: