UCL GO : um estudo qualitativo de uma plataforma gamificada adotada como prática em disciplinas do ensino superior
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Quiroz, Victor Bruno Alexander Rosetti de
Orientador: André, Claudio Fernando
Assunto: Gamificacao,Jogos digitais,Jogos na educacao,Game design,Gamification,Video games,Games in education
Resumo: Este trabalho visa aferir a eficiência e impacto da ferramenta de gamificação UCL GO aplicada ao ensino superior. A pesquisa possui duas áreas primordiais, jogos na educação e gamificação. Dentre as várias referências deste trabalho pode-se destacar as principais como Huizinga (2000), Fadel et al (2014), Pinheiro e Zaggia (2017). Este trabalho é um estudo qualitativo com atividades práticas e participativas, desenvolvidas durante uma mostra de trabalhos acadêmicos. Através desta metodologia foi possível concluir que o sistema de gamificação UCL GO é eficaz e pode gerar um grande impacto no ensino superior, também foi possível definir melhorias para o sistema. Finalizo este trabalho com um sistema de gamificação que permite instituições de ensino superior implementarem uma dinâmica de aprendizado mais agradável aos alunos através do UCL GO. O sistema utilizou ferramentas como Django, linguagem Python, o motor gráfico Unity 3D e a linguagem C# para seu desenvolvimento,
Abstract: This work aims to assess the efficiency and impact of the UCL GO gamification tool applied to higher education. The research has two primary areas, games in education and gamification. Among the several references of this work we can highlight the main ones like Huizinga (2000), Fadel et al (2014), Pinheiro and Zaggia (2017). This work is a qualitative study with practical and participative activities, developed during a show of academic works. Through this methodology it was possible to conclude that the UCL GO gamification system is effective and can generate a great impact in higher education, it was also possible to define improvements for the system. I finish this work with a gamification system that allows higher education institutions to implement a more pleasant learning dynamic to students through UCL GO. The system used tools such as Django, Python language, Unity 3D graphics engine and C # language for its development
Referência: Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-07-10
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