Atividade, contradições e ciclo expansivo de aprendizagem no engajamento de alunos em um curso online
Ano: 2005
Tipo: Tese
Agência fin.: CAPES
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Quevedo, Angelita Gouveia
Orientador: Ferreira, Anise Abreu Gonçalves DOrange
Assunto: teoria da atividade,ensino-aprendizagem,lingua estrangeira,educacao a distancia,Lingua inglesa - Estudo e ensino - Ensino auxiliado por computador,Ensino a distancia,activity theory,teaching-learning,foreign language,distance education
Resumo: A presente pesquisa investigou como 19 professores de língua inglesa da rede pública do Estado de São Paulo realizaram a atividade de se engajar em um curso online, ao serem alunos do curso de Compreensão do Inglês Falado via Internet I e II, de formação continuada. Meu objetivo foi compreender como ocorreu a atividade, da perspectiva do aluno, como a mediação de ferramentas ajudou a entender a relação entre o aluno e seu(s) objetivo(s), quais as contradições ocorridas e soluções encontradas e quais ações do aluno ajudaram a perceber o seu engajamento nos diversos espaços de produção do curso. Para fundamentar esta análise, usei a teoria da atividade (Leontiev, 1978, Engeström, 1987, 1997, Cole, 1997, Davydov, 1999, Kaptelinin, 1996, 1997) que em princípio argumenta que as pessoas não estão apenas cercadas pelo contexto de suas atividades, elas interagem com o contexto e o mudam. A teoria da atividade tratou de descrever os fatores que afetaram ou mediaram o sujeito e o objeto dentro do contexto específico, e explicou como o sujeito interagiu com os outros componentes do sistema. A análise do desenvolvimento e engajamento do aluno ocorreu com base na concepção do ciclo expansivo de desenvolvimento (Engeström, 1987) que apregoa que desenvolver quer dizer resolver ou transformar as contradições existentes, resultando, assim, em uma mudança no sistema de atividade: a construção de um novo objeto e novo(s) motivo(s). Os dados foram coletados ao longo de cinco meses ininterruptos, de março a julho de 2003, período de duração do curso online. Os dados foram agrupados em dados: (a) registrados pelo programa de autoria usado (TelEduc), (b) coletados por meio de questionários, (c) coletados por meio das produções escritas dos alunos e (d) gerados por meio da comunicação eletrônica (e-mail) ocorrida entre professora/alunos e alunos/professora. Inicialmente, descrevi o contexto de investigação, o curso de Compreensão do Inglês Falado via Internet I e II e a caracterização dos participantes. As contradições, fonte de transformações e desenvolvimento, foram levantadas com base nos registros escritos dos participantes e nas minhas anotações. A análise sustentada pelas contradições serviu para mapear as áreas e explicitar os desequilíbrios existentes dentro deste contexto. Elas podem apontar para áreas que precisam ser revistas, identificar as oportunidades para mudança, desenvolvimento e evolução. Finalmente, analisei o desenvolvimento e engajamento do aluno com base no que Engeström (1999) chama de ciclos miniatura/ intermediários de aprendizagem. Por meio das produções dos alunos, identifiquei, discuti e mostrei como a aprendizagem emergiu no contexto sociocultural da atividade em investigação. Concluí que na atividade de se engajar em um curso online há de se levar em conta que o desempenho dos alunos está relacionado com o ambiente em que estão inseridos. Sujeito, objeto e ferramentas se interrelacionam, recíproca e mutuamente instigando o processo de construção de conhecimento (Cole, 1996). Portanto, a ação mediada é um processo de transformação, não só para o aluno mas também para o objeto e para as ferramentas. Quando o aluno encontra situações difíceis (contradições), e se ele decide que é importante persistir, ele tem a opção de procurar ajuda. Em ambientes virtuais de aprendizagem, o computador pode se comportar de uma maneira inesperada provocando mudanças de foco e o aluno, ao invés de concentrar-se no objeto da atividade em si pode passar a dirigir sua atenção para os mecanismos operacionais da ferramenta. A teoria da atividade reconhece a importância e a influência do contexto, bem como as diferentes percepções, os entendimentos e as expectativas dos participantes de um sistema de atividade. Por isso ela propiciou a compreensão do design e de seu processo de uso pelos alunos e pela professora,
Abstract: This research investigated how 19 in-service public school English teachers, from the State of São Paulo, have undertaken the activity of engaging in the course of English Listening Comprehension via Internet I and II. My objective was to understand how the activity happened from the student s perspective, how the mediational tools helped understanding the relationship between the student and his objective(s), which contradictions emerged in the activity, which solutions were found and which student s actions helped perceiving his engagement in the several production areas of the course. The analysis was based on the activity theory (Leontiev, 1978, Engeström, 1987, 1997, Cole, 1997, Davydov, 1999, Kaptelinin, 1996, 1997) that considers people are not only surrounded by the context of their activities, they interact with the context and change it. The activity theory was used to describe the factors that affected or mediated the subject(s) and object in the specific context and explained how the subject(s) interacted with the other elements of the activity system. The analysis on students development and engagement was based on the expansive learning cycle conception (Engeström, 1987) that states that developing means solving or transforming the existing contradictions, and consequently it results in changes of the activity system: the building of a new object and new motive(s). I collected data from March to July, 2003, during which period the online course lasted, and grouped them according to data generated by: (a) the courseware used (TelEduc), (b) the questionnaires, (c) the students written production registered in TelEduc and (d) the electronic communication (e-mail) from teacher/students and students/teacher. Initially, I described the investigation context, the English Listening Comprehension Course via Internet I and II and the participant s characteristics. The contradictions, source of transformations and development, were listed and analyzed based on the students written production and on my observation notes. The analysis of the contradictions was useful to locate the areas that need to be reviewed, to identify the opportunities for changing, developing and evolution. Finally, I analyzed the students development and engagement based on what Engeström (1999) calls as miniature/intermediate cycles of learning. Observing the students written production I could identify, discuss and show how learning emerged from the sociocultural context of the activity in study. I concluded that in the activity of engaging in an online course we have to consider that the students performance is related to the environment they are in. Subject, object and tools are interrelated and they reciprocally and mutually instigate the process of knowledge building (Cole, 1996). Therefore, the mediated action is a transformation process not only to the student but also to the object and tools. When the student finds difficult situations (contradictions), and if he decides it is important to persist, he has the choice of looking for help. In virtual learning environments, computers may behave in an unexpected way provoking changes in focus and the student, instead of concentrating in the object of the activity may focus his attention to the operational tool mechanisms. Activity theory recognizes the importance and influence of the context, of the different perceptions, the understandings and expectations of the participants of an activity system, that s why AT helped me understand the design and the process of its use made by the students and teacher
Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-10-07
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