Vidas de professoras : Sentido do trabalho e formação . Um estudo a partir da atuação docente mediatizada por novas tecnologias
Ano: 2005
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Prandini, Regina Célia Almeida Rego
Orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de
Assunto: formacao de professores,sentido do trabalho e formacao,educacao a distancia,educacao e novas tecnologias.,Professores -- Formacao profissional,Inovacoes educacionais,Tecnologia educacional,Key-words: teacher education,meaning of work and education,distance education,education and new technologies.
Resumo: A presente pesquisa acompanhou professoras inicialmente inexperientes na atuação docente mediatizada por NTIC, no desenvolvimento deste trabalho ao longo de três anos, tendo por objetivo compreender como estas professoras se desenvolveram passando a ter segurança e desenvoltura no trabalho, que conhecimentos construíram sobre ele e quais os sentidos do trabalho na vida delas. Foram realizadas entrevistas individuais e coletivas com três professoras que trabalharam no PEC Formação Universitária desenvolvido pela PUC-SP, um Programa da Secretaria Estadual de Educação, que se destinou, ao atender a nova legislação, a oferecer formação em nível superior aos professores das quatro primeiras séries do ensino fundamental com formação em nível secundário, Magistério, efetivos em exercício na rede estadual. Para realização das entrevistas, análise e interpretação dos dados, tomaram-se como referentes teóricos: a metodologia configuracional e sentidos subjetivos de Fernando Gonzalez Rey, a constituição da pessoa e o papel da afetividade de Henri Wallon, as identidades profissionais e o sentido do trabalho e formação de Claude Dubar. Os resultados indicam o sentido do trabalho e da formação para as professoras sujeitos da pesquisa, apontam sentimentos vivenciados por elas no desenvolvimento do novo trabalho, dificuldades que encontraram, alternativas de atuação que construíram. As categorias construídas apresentam conhecimentos sobre a atuação decente mediatizada por novas tecnologias de informação e comunicação em relação à formação de professores, relação pedagógica e condições de trabalho.,
Abstract: The present research monitored initially inexperienced teachers in their teaching practice mediated by new information and communication technologies, in the development of this work during three years, aiming to understand how these teachers developed and started to feel confident and at ease in their work, what kind of knowledge they constructed about it and what meanings the work has in their lives. Individual and collective interviews were carried out with three teachers who worked at PEC Formação Universitária, developed by PUC-SP, a Program of the State Department of Education, which aimed, following the new legislation, to offer higher education to teachers of the first four grades of Primary School who had secondary school level education and a teaching certificate, and were working at state schools. To conduct the interviews, analyse and interpret the data, the following theoretical references were used: Fernando Gonzalez Rey s configurational methodology and subjective senses, the individual s constitution and the role of affectivity, proposed by Henri Wallon, professional identities and the meaning of work and education, according to Claude Dubar. Results indicate the meaning of work and education for the teachers who were the research subjects, point to feelings experienced by them in the development of the new work, difficulties they faced, and alternatives of action that they built. The categories that were constructed present knowledge about the teachers practice mediated by new information and communication technologies in relation to teacher education, pedagogical relation and work conditions.
Referência: Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-08-10
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