Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico



Trabalho

Ano: 2004

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Engenharia Mecânica

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Porto Alegre, Laíze Márcia

Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan


Assunto: Tecnologia educacional,Tecnologia da informacao,Comunicacao - Tecnologia,Professores - Formacao,Pratica docente


Resumo: Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo identificar como os professores do Ensino Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) identificam as tecnologias da informação e da comunicação. Também buscou o perfil profissiográfico dos atores envolvidos e suas opiniões do que entendiam sobre apoio pedagógico, trabalho em equipe, envolvimento com pesquisa e extensão e formação continuada em serviço. A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) foi analisada de acordo com a teoria da atividade, sendo que tal utilização, na educação, pode ser vista como artefato mediador dos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa apresentada tem caráter qualitativo, sendo que, para a análise dos resultados, as respostas foram apresentadas na seqüência em que foram questionadas. Os principais resultados apontam um entendimento restrito no que diz respeito ao conhecimento e uso de tecnologias da informação e da comunicação. Dentre os conceitos abordados pela Teoria da Atividade e aplicados nesta pesquisa, as contradições inerentes a uma rede de atividades, quando um artefato mediador novo é implantado, foram as mais evidentes. Embora a implantação das TICs tenha como objetivo mudança, a pesquisa nos permite observar que esta não está ocorrendo. Isto acontece porque a estrutura de trabalho vigente não permite que as relações que estão se estabelecendo em torno deste artefato possibilitem a operacionalização do seu uso


Abstract: Abstract: The main purpose of the present work is to demonstrate how college teachers of the Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) identify Technologies of Information and Communication (TICs). It also searched to depict a professiographical profile of all those who have been involved and acting and to know their opinion about pedagogical support, teamwork, involvement with research and extension, and continued formation in service as well. The utilization of TICs was analyzed in accordance with the Theory of Activity. In that perspective, TICs Education-oriented use can be seen as a mechanism that mediates teaching and learning processes. The research herein has a qualitative character. Therefore, due to the analysis of results, answers obtained were presented according to the sequence in which their respective questions were made. Major conclusions expose a restricted understanding about knowledge and use of the TIC. Among all concepts approached by the Theory of Activity, which were applied to perform this research, most evident ones were activities network-related contradictions concerning the implementation of a new mediating factor. Although change is the objective of the TIC, this research allows us to observe that it is not happening because the standing structure of work prevent all the mechanism-oriented relations that are being created from being able to put it into operation


Referência: PORTO ALEGRE, Laíze Márcia. Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico. 2004. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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