O professor e suas representações sobre cursos de formação em contexto digital : um estudo de caso em Belém do Pará



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Pinto, Ayvania Alves

Orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra


Assunto: Formacao de professores,Educacao a distancia,Representacoes sociais,Teachers training,Distance education,Social representations


Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar que representações um grupo de professores participantes de um curso de formação em língua materna, na modalidade a distância e em contexto digital, têm sobre essa modalidade. Tendo em vista conhecer que representações revelam sobre cursos de formação de professores, sobre a participação em um curso, antes, durante e após a realização do curso e sobre o aprendizado nessa modalidade. Como fundamentação teórica que o embasa estão presentes a teoria das representações, a partir de Moscovici (2010), Farr (2010), Jovchelovitch (2011), Minayo (2011), entre outros. Os conceitos das questões históricas da educação a distância e das políticas governamentais voltadas para esta modalidade educacional, além da formação de professores, partindo da formação em geral e direcionando para a formação no/para o contexto digital, destacando alguns fatores sociais que justificam essa prática, com fundamentação em Pimenta (2010), Coll e Monereo (2010), Libâneo (2010), Perrenoud (2007), e outros. A pesquisa insere-se no quadro metodológico do estudo de caso, com base em Yin (2006), Stake (1995, 2000). A pesquisa foi desenvolvida a partir da montagem e aplicação de um curso, na modalidade a distância, que visava a formação de professores. Os participantes foram cinco professores de Língua Portuguesa da rede estadual de educação do estado do Pará. Os dados formam coletados por meio de três questionários de pesquisa, que ocorreram no início, no meio e no final do curso. Os resultados obtidos a partir da observação das representações dos professores apontam para a aprovação, para a aceitabilidade, e para o reconhecimento da modalidade como uma possibilidade concreta de formação. O conhecimento proporcionado por esta investigação pode servir como subsídio na busca de alternativas para a formação de professores,


Abstract: This study aims to investigate the representations that a group of teachers attending a training course in mother tongue language, in a distance education format and in a digital context, have on this modality. Given that representations reveal about teacher s training courses, on participation in a course, before, during and after completing the course and about the learning process in this modality. As a theoretical basis that underlies this work, are present the representations theory, from Moscovici (2010), Farr (2010), Jovchelovitch (2011), Minayo (2011), among others. The concepts of the historical issues of distance education and government policies targeting this educational modality, in addition to the teacher s training, starting from training in general and directing for a formation in/for the digital context, highlighting some social factors that justify this practice with reasoning in Pepper (2010), Coll and Monereo (2010), Libâneo (2010), Perrenoud (2007), and others. This research falls within the methodological framework of the case study, based on Yin (2006), Stake (1995, 2000). The survey was developed from the installation and implementation of a course in distance mode, aimed at teacher s training. The Participants were five Portuguese state teachers in the state of Pará. The data was collected through three survey questionnaires, which occurred at the beginning, middle and end of the course. The results obtained from observation of teachers representations indicate an approval for acceptability, and for the modality recognition as a concrete possibility of formation. The knowledge provided by this research may serve as an aid in the search for alternatives to teachers training


Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-06-28

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