Centro esportivo virtual : um recurso de informação em educação fisica e esportes na internet
Ano: 1998
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Doutorado em Educação Física
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Pereira, Laercio Elias
Orientador: João Batista Andreotti Gomes Tojal
Assunto: Educacao fisica,Esportes,Internet,Physical education,Sports,Internet
Resumo: Resumo: Partindo da necessidade de facilitar a disseminação e busca da informação para profissionais, estudantes e pesquisadores da preparação profissional em Educação Física e Esportes, num ambiente em que a quantidade de informação duplica a cada dois anos, buscou-se a alternativa dos recursos da Internet, elegendo para este trabalho um experimento de potencialização de três canais de informação: 1) Sítio W3, 2) Lista de discussão e 3) Gatekeepers (pessoas, vetores de tecnologia). Optou-se pela construção de um centro referencial (informação sobre a informação), a partir de tecnologias Internet utilizadas pelos projetos do Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp e, como modelo inicial, a proposta do Hospital Virtual, uma metáfora de um hospital real, para a montagem do Centro Esportivo Virtual ¿ CEV. No primeiro capítulo são apresentadas a escolha, justificativa do tema e a metodologia, passando-se à discussão sobre a informação em Educação Física e Esportes, com ênfase na sua evolução no Brasil. . São também descritos, os recursos oferecidos pela Internet - potenciais ou efetivamente utilizados no trabalho - além dos conceitos de gatekeepers e colégios invisíveis. A seguir são apresentadas a descrição da versão experimental do CEVe a versão atualizada a partir da interação dos três canais de informação escolhidos para o trabalho. Ao final, são apresentadas conclusões baseadas na evolução entre as duas versões do CEV
Abstract: Abstract: Taking as its starting point the need to simplify the retrieval and dissemination of information among professionals, students and researchers in the fields of Physical Education and Sports, in an environment in which the amount of information duplicates every two years, this study examined the question of searching on the Internet for resources. Three information channels were studied due to their significance: (1) sites on the World Wide Web, (2) discussion lists, and (3) gatekeepers (vectors of people technology¿). The construction of a referral center (information about information) was chosen as one of the infrastructures for organizing the information drawn from the Internet technologies, particularly the Center for Biomedical Informatics oft he State University of Campinas, State of São Paulo, Brazil. Two other infrastructures used were the Virtual Hospital (a metaphor of a real hospital), and the construction of the Virtual Sports Center. The first chapter discusses the choice, justification of the subject and the methodology, followed by a discussion concerning information in the fields of Physical Education and Sports, with emphasis on their evolution in Brazil. This was followed by a description of the resources offered on the Internet--both real and potential--as well as the concepts of gatekeepers and invisible colleges. Next there is a description of the experimental version of the Virtual Sports Center and an updated version analyzing the three channels of information chosen for this study. Finally, there are conclusions based on the evolution between both versions of the Virtual Sports Center (www.cev.org.birn) the period under study, with suggestions as to possibilities leading to the evolution and imporvement of the permanent construction process of an information referral center in Physical Education and Sports
Referência: PEREIRA, Laercio Elias. Centro esportivo virtual: um recurso de informação em educação fisica e esportes na internet. 1998. 90p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: