Projeto geo-escola : recursos computacionais de apoio ao ensino de geociencias nos niveis fundamental e medio
Ano: 2003
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Geociencias
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Geociências
Programa: Mestrado em Geociências
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Barbosa, Ronaldo
Orientador: Celso Dal Re Carneiro
Assunto: Geociencias - Metodos de ensino,Ciencia - Estudo e ensino,Tecnologia educacional,Ensino auxiliado por computador
Resumo: Resumo: Para avaliar possíveis articulações entre o ensino de conteúdos de Geociências nos níveis fundamental e médio com as novas oportunidades educacionais oferecidas pela informática, desenvolveu-se nesta dissertação um modelo, denominado Projeto Geo-Escola, de utilização de materiais didáticos com suporte no computador. Geo-Escola é organizado em módulos e visa a disponibilizar dados geológicos, imagens e mapas a professores de uma região específica. O módulo-piloto descrito abrange a região entre Jundiaí e Atibaia, englobando escolas dos municípios de Atibaia, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato, Jundiaí, Jarinu, Mairiporã e Várzea Paulista. A ferramenta de investigação foi uma sondagem junto aos professores sobre temas que considerassem mais relevantes nesses níveis escolares, a lista foi construída a partir de textos introdutórios, documentos, mapas e informações resultantes de um projeto recente de mapeamento geológico e pesquisa acadêmica nessa região. A boa receptividade da consulta reflete-se na participação de cerca de 30% das instituições de ensino consultadas. Os temas considerados prioritários pelos professores foram: (1) Água e Ciclo Hidrológico, (2) Ciclos da Natureza, (3) Acidentes Naturais e (4) Trabalhos de Campo (ou estudos do meio) na região de Jundiaí-Atibaia. Com base nesses resultados, elaborou-se material didático, distribuído em CD-ROM, formado por seqüências de telas prontas em esquemas de slide-show, um editor de seqüências aberto para que o professor e/ou aluno possam preparar seus próprios materiais de apoio e um banco de imagens acompanhado de informações sobre aspectos geológicos particulares da região. A seleção de conteúdos, além de indicar clara demanda de conhecimentos básicos de Geociências e disponibilidade satisfatória de recursos computacionais nas escolas, revelou divergências sensíveis entre dois grupos de interesses: os professores de Geografia e de Ciências. Para ambos os grupos o computador revelou-se uma ferramenta para a difusão de conteúdos de Geociências, entretanto, diante das grandes expectativas do professor a complexidade da tarefa é maior do que havia sido previsto. As dificuldades e desafios envolvem: contextualização, questões de ordem temática, formato da aplicação e uma maior aproximação da equipe para favorecer a interação com instituições e professores. Um problema não menos relevante a ser resolvido na implantação do projeto é a capacitação do professor, tanto no tratamento de temas de geociências, quanto no uso do computador no ensino
Abstract: Abstract: This dissertation describes a model called Geo-School Project which aims to evaluate possible connections between teaching of Geoscience contents in the fundamental and high-schoollevels with new educational oportunities offered by computers. The Geo-school Project stimulates the use of didactic materiaIs supported by the computer, it is modular and allows teachers to get c10ser to geologic concepts, images and maps of a specific region. The described pilot-module comprises, between Jundiaí and Atibaia, the schools of the Atibaia, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato, Jundiaí, Jarinu, Mairiporã and Várzea Paulista municipalities. The inquiry tool was asking professors to choose what are the most interesting subjects to fundamental and high-school levels, from a list constructed from introductory texts, documents, maps and resulting data from a recent project of geologic mapping and academic research. The good receptivity is reflected in the participation of about 30% of the consulted schools. The principal subjects as priorized by the professors were: (1) Water and Hidrological Cyc1e, (2) Nature Cycles, (3) Natural Accidents and (4) Fieldwork (or studies on the environment) in the region of Jundiaí-Atibaia. After these results, a didactic material was produced and distributed in CD-ROM. It is composed by slide-show sequences, an open editor of sequences so that the professor andJor pupil can create its own support materials and a bank of images composed by information on particular geologic aspects presented there. The election of contents, besides indicating a c1ear demand on basic knowledge of Geoscience and a satisfactory degree of availability of computational resources in the schools, disc10sed sensible divergences that reflect two groups of interests: the professors of Geography and Science. Although the computer can be a useful tool for the diffusion of Geoscience contents as long as the project revealed a great expectation of the professor, the complexity of the task is bigger than the one it has been foreseen. The difficulties and challenges involve context, ordering of themes, format of the application and increase of interaction with institutions and professors. A problem to be decided in further steps is the qualification of the professor, not oniy for the treatment of Geoscience subjects but for the use of the computer in education as well,\$aGeociencias
Referência: BARBOSA, Ronaldo. Projeto geo-escola: recursos computacionais de apoio ao ensino de geociencias nos niveis fundamental e medio. 2003. 57 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287234
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