Os cadernos do estado de São Paulo como contexto de produção de currículo no ensino de geografia : desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais ?



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Análise Ambiental e Dinâmica Territorial

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Geociências

Programa: Mestrado em Geografia

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Panutto, Stéphanie Rodrigues

Orientador: Rafael Straforini


Assunto: Curriculo,Geografia - Estudo e ensino,Analise do discurso,Linguagem,Tecnologias,Curriculum,Geography - Study and teaching,Discourse analysis,Language,Technologies


Resumo: Resumo: A presente pesquisa visa discutir o currículo de Geografia do ensino fundamental II (anos finais) do estado de São Paulo (2010) à luz da Teoria do Discurso do filósofo Ernesto Laclau. O objetivo foi problematizar o currículo de Ciências Humanas e suas Tecnologias referindo-se principalmente ao currículo de Geografia e os dois volumes dos Cadernos do Professor e do Aluno (Volume 1 e 2) como uma ambivalência discursiva tendo como recorte analítico os discursos de tecnologias da informação presente nestes documentos curriculares. Considerando os discursos sobre unificação curricular e a presença das novas tecnologias como uma forma de melhoria da qualidade da educação paulista veiculados pelo Projeto São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação (SEE/SP), procurou-se elencar alguns desses discursos a partir das concepções teórico-metodológicas de pesquisa qualitativa e da análise do discurso como uma forma de compreender as formações discursivas e as disputas de produções de sentidos que este currículo cria. Para que seja possível repensar qual é o papel das tecnologias no ensino de geografia e até que ponto a ubiquidade do ensino é algo possível ou desejável,\$aAbstract: The present research aims to discuss the Geography curriculum of Elementary School II (final years) of the State of São Paulo (2010) in light of the Discourse Theory of the Philosopher Ernesto Laclau. The objective was to problematize the curriculum of Human Sciences and its Technologies referring to a curriculum of Geography and Two volumes of Teacher and Student Notebooks (Volume 1 and 2) as a discursive ambivalence having as an analytical cut of the information technology discourses present in these Curricular documents. We describe curricula and publications about curriculum formation and the presence of new technologies as a way of improving the quality of São Paulo education for the São Paulo Faz Escola Project, of the Education Department (SEE / SP). To list some of the discourses from the theoretical-methodological conceptions of qualitative research and discourse analysis as a form of knowledge as discursive formations and as disputes of productions of meanings that this curriculum creates. In order to rethink the role of technology, there is no teaching of geography, and even point to a university of teaching or something possible or desirable


Abstract: 'Abstract: The present research aims to discuss the Geography curriculum of Elementary School II (final years) of the State of São Paulo (2010) in light of the Discourse Theory of the Philosopher Ernesto Laclau. The objective was to problematize the curriculum of Human Sciences and its Technologies referring to a curriculum of Geography and Two volumes of Teacher and Student Notebooks (Volume 1 and 2) as a discursive ambivalence having as an analytical cut of the information technology discourses present in these Curricular documents. We describe curricula and publications about curriculum formation and the presence of "new technologies" as a way of improving the quality of São Paulo education for the São Paulo Faz Escola Project, of the Education Department (SEE / SP). To list some of the discourses from the theoretical-methodological conceptions of qualitative research and discourse analysis as a form of knowledge as discursive formations and as disputes of productions of meanings that this curriculum creates. In order to rethink the role of technology, there is no teaching of geography, and even point to a university of teaching or something possible or desirable,\$aAnálise Ambiental e Dinâmica Territorial,\$aMestra em Geografia,\$a131847/2015-5,\$aCNPQ'


Referência: PANUTTO, Stéphanie Rodrigues. Os cadernos do estado de São Paulo como contexto de produção de currículo no ensino de geografia : desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais . 2017. 1 recurso online (149 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em:

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