Inovação em educação : museus permeados por tecnologia como inspiração para o ambiente escolar
Ano: 2015
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Padula, Roberto Sanches
Orientador: Mattar Neto, João Augusto
Assunto: Inovacao,Tecnologia,Educacao,Pedagogia,Museus,Innovation,Technology,Education,Pedagogy,Museums
Resumo: Este trabalho busca identificar as vantagens, em termos educativos, que o ambiente e as estratégias museológicas podem trazer se implantadas em um contexto escolar híbrido (físico e digital). O objetivo é verificar os ganhos educacionais que poderiam ser proporcionados por um ambiente escolar com design inovador inspirado no ambiente e estratégias curatoriais e pedagógicas de museus permeados por tecnologia. A pesquisa bibliográfica sobre o tema inovação traz a conceituação do Manual de Oslo e do Centre for Educational Research and Innovation da OECD (2004, 2010) e do Joint Research Centre da Comissão Europeia (FERRARI, CACHIA, PUNIE, 2009). Estudos de Falk e Dierking (2000), Hooper-Greenhill et al (2003), Nascimento (2005), Mandarino (2001), Hein (1995) e Alderoqui (2011) servem de base para os temas acerca da experiência da visita e da educação em museus. As tendências em educação e em museus estão baseadas no New Media Consortium (NMC, 2015) e as em bibliotecas e espaços híbridos, em Bilandzic (2013). Quanto à arquitetura escolar, teve como fundamento os estudos de Kowaltowski (2011) e Oblinger (2006). Um levantamento de dados primários com estudantes visitantes de museus complementa o material apurado. A aplicação de questionário composto de questões fechadas e abertas sobre resultados genéricos de aprendizagem revelou que o museu pode ser considerado um espaço educativo complementar, tão válido quanto a escola. Este resultado, em grande parte por conta da interatividade, devese à experiência dos visitantes se mostrar interessante, divertida e motivadora de uma forma que a escola tem dificuldade de atingir. Conclui-se que museus podem inspirar diversos tipos de mudanças em escolas, aqui agrupadas na forma de uma proposta de espaço escolar inovador, agradável, flexível, permeado por tecnologia, que valorize educação informal e possibilite práticas de aprendizagem diferenciadas das que normalmente acontecem em salas de aula tradicionais, de forma a proporcionar ganhos no processo de aprendizagem,
Abstract: This work aims to identify the educational advantages that the museological ambiance and strategies can bring if put into effect in a hybrid (physical and digital) school context. The objective is to verify the educational advantages that could be provided in a school with an innovative design, inspired by the ambiance, curatorial and pedagogical strategies from museums permeated by technology. The literature about innovation is based on concepts from the Oslo Manual and the Centre for Educational Research and Innovation (OECD 2004, 2010) and from the European Commission s Joint Research Centre (FERRARI, CACHIA, PUNIE, 2009). Studies by Falk and Dierking (2000), Hooper-Greenhill et al (2003), Nascimento (2005), Mandarino (2001), Hein (1995), and Alderoqui (2011) forms the basis for themes about visitors experience and education in museums. Trends in education and museums are based on reports by the New Media Consortium (NMC, 2015), and in libraries and hybrid spaces, on the studies by Bilandzic (2013). The studies by Kowaltowski (2011) and Oblinger (2006) are the basis for school architecture. A primary data research with students who have visited museums complements the material. A questionnaire consisting of closed and open questions about generic learning outcomes has indicated that museums can be considered a complementary educational space, as valid as schools. Mostly due to the interactivity, this result indicates that the museum visitors experience is interesting, amusing and motivating, in a way that schools can hardly achieve. The conclusion is that museums can inspire different types of changes in schools, which are grouped here in the form of a proposal for an innovative school environment, pleasant, flexible, permeated by technology, that values informal education and that enables learning practices differentiated from that that normally take place in traditional classrooms, so to provide gain in the learning process
Referência: Tese (Doutorado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-09-14
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