Estudo comparativo do aprendizado do violão no ambiente presencial e no ambiente digital através da pesquisa semi-experimental



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Tese

Agência fin.: CAPES

Grau: Doutorado

Disciplina: Fundamentos Teoricos

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Artes

Programa: Doutorado em Música

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Onófrio, Roberto Marcos Gomes de

Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva


Assunto: Violao - Instrucao e estudo,Ensino a distancia,Musica - Instrucao e estudo,Musica e tecnologia,Web-based instruction,Guitar - Instruction and study,Distance education,Music - Instruction and study,Music and Technology


Resumo: Resumo: Esse trabalho teve como objetivo principal verificar se, através do método comparativo, o processo de ensino-aprendizagem do violão, para iniciantes, é o mesmo quando os alunos são submetidos a aulas em dois ambientes: o presencial, na sala de aula tradicional, e o digital no ambiente MOODLE. Julgamos importante essa temática, pois há uma escassez de pesquisa sobre a comparação e em consequência um censo comum em afirmar que o ensino de instrumento em ambientes digitais é muito aquém do ensino presencial. Para que fizéssemos essa comparação, os alunos foram divididos em um grupo presencial e em um grupo digital. Todos foram expostos ao mesmo conteúdo e às mesmas aulas. Para atingir o objetivo principal da pesquisa, tratamos dos processos envolvidos no ensino-aprendizado do violão, utilizando a teoria de ANDERSON (1982) sobre os conhecimentos processuais e declarativos trazendo à luz as questões relativas aos aspectos cognitivos, motores e a maneira como essas informações nos ajudaram na escolha do repertório, no planejamento e na definição de estratégias metodológicas para a montagem de um curso de violão, tanto no ambiente presencial como no digital. Buscamos também apresentar uma proposta de modelo de avaliação do aprendizado de alunos iniciantes em violão sobre três eixos: o domínio cognitivo (BLOOM, 1974), o domínio psicomotor (HARROW, 1983) e o domínio afetivo (BLOOM, 1979). Com todas essas informações, planejamos e criamos um curso que foi adaptado aos dois ambientes de aprendizado. Focamos a construção nos quatro agentes principais nesse processo: aluno, professor, conteúdo e ambiente. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários respondidos por alunos, com o objetivo de definir seu perfil cognitivo e musical, com o objetivo de avaliar o curso, o professor e a si próprio. Além desses, tivemos os questionários respondidos por professor avaliadores, cujo propósito era traçar seu perfil e avaliar os alunos inseridos no curso. Esses dados foram coletados de forma direta e indireta, e a pesquisa foi estruturada como semi-experimental. Os resultados foram apresentados e analisados através da estatística descritiva e de forma quantitativa


Abstract: Abstract: This work aimed to checks by the comparative method, the process of teaching and learning the guitar, for beginners, is the same when students undergo classes in two environments: the presence in the traditional classroom, and digital in Moodle environment. We also consider important this issue because there is a dearth of research on the comparison and consequently a common census in stating that the teaching tool in digital environments is far short of classroom teaching. For us to do this comparison, students were divided in a classroom group and a digital group. All were exposed to the same content and the same classes. To achieve the main objective of the research, we treat the processes involved in guitar teaching and learning, using the theory of Anderson (1982) on procedural and declarative knowledge bringing to light issues related to cognitive, motor and how this information They helped us in choosing the repertoire, in the planning and definition of methodological strategies for the assembly of a guitar course, both in the classroom and in the digital environment. We also seek to provide an assessment of proposed model of learning beginners in guitar on three axes: the cognitive domain (BLOOM, 1974), the psychomotor domain (HARROW, 1983) and the affective domain (BLOOM, 1979). With all this information, we plan and create a course that was adapted to the two learning environments. We focus on building the four main actors in this process: student, teacher, content and environment. Survey data were obtained through questionnaires answered by students in order to set their cognitive profile and musical, as in order to evaluate the course, the teacher and himself. In addition to these, we had questionnaires answered by teacher evaluators, whose purpose was to map out your profile and evaluate students entered the course. These data were collected directly and indirectly, and the research was structured as semi-experimental. The results were presented and analyzed using descriptive statistics and quantitatively,\$aFundamentos Teoricos,\$aCAPES


Referência: ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. Estudo comparativo do aprendizado do violão no ambiente presencial e no ambiente digital através da pesquisa semi-experimental. 2016. 1 recurso online (130 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:

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