A Web como interface no ensino musical
Ano: 2011
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Música, Teoria, Criação e Prática
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Artes
Programa: Mestrado em Música
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Onófrio, Roberto Marcos Gomes de
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
Assunto: Musica,Musica na educacao,Ensino a distancia,Arte e tecnologia,Music,Music in education,E-learning,Art and technology
Resumo: Resumo: Uma nova modalidade de ensino vem ganhando espaço graças ao desenvolvimento tecnológico e a facilidade de acesso a meios de transmissão e comunicação: o ensino à distância (EAD) usando a Web como interface. Em música essa modalidade ainda gera muita desconfiança e sofre muita rejeição por parte de alunos e professores. O presente trabalho tem como objetivo contribuir com as pesquisas nessa nova modalidade de ensino, propondo um modelo prático para criação de cursos em EAD por meio de uma reflexão entre os aspectos da EAD, aplicados ao ambiente musical. A pesquisa é dividida em quatro partes. A primeira parte discorre sobre a educação à distância, abordagens pedagógicas, formas de interação e tipos de mídias. A segunda, sobre o ensino de música, tratando do ensino do instrumento violão, e todas as outras matérias do aprendizado musical. A terceira, sobre como da educação à distância pode ser trabalhada no ensino musical. E, a quarta, apresenta um projeto de curso de música em EAD implantado na plataforma TELEDUC
Abstract: Abstract: A new way of teaching is gaining space due to technological development and ease of accessing transmission and communication media, namely distance learning (DL), employing the web as interface. In music this area still gives rise to distrust, suffering from considerable rejection by teachers and students. This work has as goal contributing with research in this new teaching area, proposing a practical model for the creation of new DL courses through reflection on the DL aspects applied to the musical environment. This research is divided in four parts: firstly distance learning, pedagogical approaches, ways of interaction and media types are discussed. In the second part the music teaching regarding classical guitar is discussed along with other aspects of musical education. The third part shows how distance learning may be employed in musical teaching. Finally, a project of a DL musical course implemented in TELEDUC platform is presented,\$aMúsica, Teoria, Criação e Prática
Referência: ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. A Web como interface no ensino musical. 2011. 144 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: