Generalização de padrões e tecnologias digitais : estratégias didáticas para a aprendizagem



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Oliveira, Marcos Lopes de

Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de


Assunto: Educacao Matematica,Matematica - Estudo e ensino,Tecnologias digitais,Teoria das Situacoes Didaticas,Algebra - Estudo e ensino - Inovacoes tecnologicas,Mathematics Education,Mathematics - Study and teaching,Digital technologies,Theory of Didactic Situations,Algebra - Study and teaching - Technological innovation


Resumo: Este estudo procura entender como a tecnologia pode potencializar o aprendizado do aluno em álgebra na educação de nível básico, empregando problemas e/ou situações que envolvam a generalização de padrões como tema central. Neste sentido, a investigação assume um caráter de pesquisa qualitativa, com um delineamento suportado pelos conceitos da Engenharia Didática. Em termos teóricos, encontra suporte na Teoria das Situações Didáticas e nos autores relacionados à temática central, como Dreyfus, Zazkis e Mason, por exemplo. A revisão da literatura aponta a possibilidade de empregar estratégias didáticas envolvendo atividades relacionadas à generalização de padrões, utilizando tecnologias diversas, incluindo as de caráter digital. Desse modo, as tecnologias poderão envolver o aluno em atividades que busquem a descoberta de padrões algebricamente válidos. Procurou-se estabelecer um dialogo entre os dois componentes de conteúdo: pedagogia e tecnologia, propondo uma convivência em estado de equilíbrio entre elas,


Abstract: This study seeks to understand how technology can enhance algebra learning, of basic school in algebra, by using problems and /or situations, which encompasses generalization of patterns as the key topic. In this connection, this investigation assumes perspectives of qualitative nature, with an experimental design grounded on the concepts of Didactic Engineering. The theoretical framework is grounded on the Theory of Didactic Situations and in authors, such as Dreyfus, Zazkis and Mason, which embrace the focus of this research. The literature review points out to the possibility of using didactic strategies involving activities related to the generation of standards using several technologies, including digital ones. Therefore, technology involves the student in tasks that aim at discovering algebraically valid patterns. We sought to establish a dialogue between both components content: pedagogy and technology, proposing a coexistence in a state of balance between them


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018-11-13

Tags: