Educação a distância : uma fórmula discursiva



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Linguistica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Oliveira, Hélio de

Orientador: Sirio Possenti


Assunto: Ensino a distancia,Analise do discurso,Polemicas,Distance education,Discursive analysis,Polemics


Resumo: Resumo: Esta dissertação analisa as ocorrências do sintagma educação a distância e suas variantes no universo discursivo brasileiro contemporâneo, num recorte temporal de 2001 até 2011. Para tanto, embasa-se na noção de fórmula conforme proposta por Alice Krieg-Planque (2003, 2008, 2010, 2011), cujos trabalhos se inserem na Análise do Discurso de orientação francesa. O corpus, organizado a partir das ocorrências do sintagma citado, é constituído por textos de diferentes gêneros: artigos na área de educação, gêneros da mídia impressa, mídia online, mídia televisiva e também documentos oficiais do MEC - Ministério da Educação. A primeira questão diz respeito ao estatuto de educação a distância tendo em vista as quatro propriedades constitutivas da fórmula, a saber, funcionar como um referente social, inscrever-se numa dimensão discursiva, ter um caráter cristalizado e ser objeto de polêmica. O objetivo é analisar em que medida educação a distância funciona como um lugar privilegiado para compreender a forma como os diversos atores sociais organizam, por meio dos discursos, as relações de poder e de opinião (Krieg-Planque, 2010, p. 09), ao mesmo tempo em que participa de (e constitui) um processo de aceitabilidade social das modalidades de ensino não-presenciais. A principal conclusão é que está em curso uma mudança nos sentidos de educação a distância, observável nas reformulações do sintagma. Indícios dessa mudança foram localizados por meio de uma análise diacrônica que parte de conotações negativas relacionadas à ocorrência de teleducação, passando pela forma educação a distância e chegando à atualidade como educação online/virtual. Além disso, as reformulações acontecem em meio a uma intensa polêmica, indicativa da relação interdiscursiva e da gênese de um discurso próprio de uma suposta nova forma de ensinar e aprender


Abstract: 'Abstract: This dissertation analyzes the occurrences of the syntagma "distance education" and its variants in Brazilian contemporary discursive universe, in a time frame from 2001 to 2011. To do so, its based on the notion of "formula" as proposed by Alice Krieg-Planque (2003, 2008, 2010, 2011, 2012), whose works are included in French Discourse Analysis. The corpus, organized from the circulation of the mentioned syntagma, consists of texts from different genres: articles on education, print media (newspapers and magazines), online media (websites, blogs and others), TV media and also official documents of MEC - Ministry of Education. The first question concerns to the status of "distance education" as a discursive formula, considering the four constitutive features of the formula: to be a social referent, to have a crystallized character, to have a discursive dimension, and to be object of polemics. The main goal is to analyze how "distance education" can become a "special place to understand how the various social actors organize, through the discourses, relations of power and opinion" (Krieg-Planque, 2010, p. 09) and, at the same time, how it can take part in a process of social acceptability of distance teaching/learning. The main conclusion indicates it is in course a change in the meaning of "distance education", observable in the reformulations of syntagma. Evidence of this change can be seen in a diachronic analysis from the negative connotations related to the occurrence of "teleducation", going by the form "distance education" and coming to nowadays as "online education" and "virtual education". Besides, the reformulations take place among an intense controversy, indicative of the interdiscursive relation and the genesis of the new teaching and learning practices discourse,\$aLinguistica'


Referência: OLIVEIRA, Hélio de. Educação a distância: uma fórmula discursiva. 2013. 167 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: