Aprendizagem colaborativa e produção textual na plataforma virtual MundoEdu
Ano: 2018
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Linguagem e Sociedade
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem
Programa: Mestrado em Linguística Aplicada
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Nogueira, Laís Zago
Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
Assunto: Tecnologia educacional,Aprendizagem cooperativa,Lingua portuguesa - Escrita,Educational technology,Cooperative learning,Portuguese language - Writing
Resumo: Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a interface e a dinâmica de interação entre participantes no fórum Pergunte! da plataforma online MundoEdu sem a presença de um mediador/tutor, buscando entender os modos como constroem e negociam sentidos sobre suas próprias produções textuais e a dos outros usuários, a partir da noção de aprendizagem colaborativa e na perspectiva dos novos letramentos. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental qualitativa que se encaixa na área da Linguística Aplicada e tem como corpus o histórico de interações do fórum Pergunte!. A seleção de dados foi feita a partir de um recorte temporal de todas as interações ocorridas no ano de 2015 e da seleção de postagens que fossem apenas redações de alunos. Dentre essas postagens, três foram escolhidas para as análises, por apresentarem características importantes para serem analisadas sob um viés crítico. Com estes dados, busco analisar como a interface de comunicação do fórum auxilia a interação entre usuários, a partir da ideia de affordances (Latour, 2005) e também de que modo a interação entre os usuários da plataforma propicia a aprendizagem colaborativa, baseando-me nas noções de aprendizagem colaborativa propostas por Coll (2010) e Pinheiro (2013), no conceito de Zona Proximal de Desenvolvimento de Vygotsky (2007) e também na noção de Discurso proposta por Gee (1999). Os resultados mostram que a interface do fórum canaliza as ações dos usuários, e, nesse sentido, o site funciona como um mediador, pois é ele que disponibiliza os recursos e ferramentas que os usuários usarão para interagir naquele espaço, e também que a dinâmica de interação entre os usuários é, na maioria das vezes, colaborativa, o que se revela por meio do tipo de contribuições feitas e pelos Discursos utilizados por cada usuário
Abstract: 'Abstract: This dissertation aims to analyze the interface and interaction dynamics between participants in the "Pergunte!" forum of the online platform MundoEdu without the presence of a mediator/tutor, seeking to understand the ways in which they construct and negotiate meanings about their own textual productions and the one of the other users, based on the notion of collaborative learning and from the perspective of the new literacies. It is a qualitative documentary research, related to Applied Linguistics, whose corpus is the history of interactions of the forum "Pergunte!". Data selection included a cutout of all the interactions about student essays that took place in 2015. Among these posts, three were chosen for the analyzes, since they present important characteristics to be analyzed under a critical bias. With this data, I try to analyze how the forums communication interface helps the interaction between users, based on the idea of affordances (Latour, 2005) and also how the interaction between users of the platform provides collaborative learning, based on the notions of collaborative learning proposed by Coll (2010) and Pinheiro (2013), on the concept of Proximal Zone of Development of Vygotsky (2007) and also on the notion of Discourse proposed by Gee (1999). The results show that the forum interface channels user actions and, in this sense, the site acts as a mediator, since it provides the resources and tools that users will use to interact in that space, and also that the dynamics of interaction among users is, in most cases, collaborative, which is revealed through the type of contributions that are made and the Discourses used by each user,\$aLinguagem e Sociedade,\$aMestra em Linguística Aplicada,\$aCAPES'
Referência: NOGUEIRA, Laís Zago. Aprendizagem colaborativa e produção textual na plataforma virtual MundoEdu. 2018. 1 recurso online (99 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Tags: