O gênero fórum educacional digital e o ethos discursivo dos sujeitos em práticas interacionais



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Nardocci, Izilda Maria

Orientador: Nascimento, Jarbas Vargas


Assunto: Analise do discurso,Ethos discursivo,Educacao a distancia,Genero de discurso,Genero forum educacional digital,Analysis of the discourse,Discursive ethos,Distance education,Discourse gender,Digital educational forum gender


Resumo: Este trabalho insere-se nos postulados da Análise do Discurso de linha francesa e tem o objetivo de examinar o ethos discursivo dos sujeitos envolvidos em situação de ensino e aprendizagem na Internet. Trata-se de tema relevante, pois nossa prática pedagógica em ambientes virtuais aponta para a necessidade de investigação de estratégias interacionais de produção de sentido, principalmente no que se refere à constituição da imagem enunciativa de sujeitos, por meio de sua projeção pessoal, da competência linguística e de seu conhecimento de mundo. Defendemos a tese de que a projeção discursiva do ethos dos enunciadores construída na Internet, no gênero discursivo fórum educacional digital, assinala a sua disposição para interagir de forma mais ou menos colaborativa, partindo das coerções próprias do discurso jurídico. Em fóruns educacionais digitais, o ethos discursivo pode se valer de estratégias interacionais que auxiliam no estabelecimento de um maior grau de colaboração com o intuito de veicular conhecimentos jurídicos. Nossa investigação pautou-se nos estudos sobre Análise do Discurso de Maingueneau (1997, 2005a, 2005b, 2008a, 2008b), nos estudos sobre polidez de Brown & Levinson (1987) e nos estudos sobre modalização de Maingueneau (2005a) e Neves (2002). Pautamo-nos ainda nos estudos sobre Educação a Distância de Moore & Kearsley (2007), Belloni (2001), Valente (2003) e em trabalhos sobre o gênero fórum digital de Xavier & Santos (2005), Paiva & Rodrigues (2004 e 2009) e Crescitelli, Geraldini & Quevedo (2008). Para comprovar a tese, analisamos as marcas linguísticas de pessoa e não-pessoa, os modalizadores, as aspas como indicadoras de heterogeneidade discursiva e as marcas de polidez em 254 intervenções dos alunos e 39 do professor nos fóruns de discussão do curso Criminalidade Organizada, oferecido na modalidade a distância, via Internet, pela Escola Superior do Ministério Público. Os resultados da pesquisa permitiram-nos compreender a organização dos discursos em fóruns educacionais digitais da área jurídica. Notamos que, na interação construída nesses discursos, instaura-se uma sequência comunicacional, tecida pela relação que se estabelece entre os sujeitos das intervenções, suas intenções comunicativas e os fatores contextuais que integram a cena enunciativa. Além disso, comprovamos que a categoria ethos discursivo está relacionada a elementos discursivos, que atuam na cenografia do discurso, e liga-se aos enunciadores, isto é, à imagem que eles reivindicam para si. O ethos discursivo age, também, como uma categoria interacional de negociação estabelecida pela língua, a fim de se adequar às expectativas do enunciador-professor, que condiciona e direciona o discurso do enunciador-aluno,


Abstract: This work fits in the French line tenets of Discourse Analysis and aims to examine the discursive ethos of those involved in teaching and learning situations on the Internet. This is an important subject because our teaching practice in virtual environments points to the need of investigating the interactional strategies in the production of meaning, especially as regards to the formation of image enunciation of subjects, through their personal projection, their language skills and their knowledge of the world. We support the thesis that the discursive projection of the ethos of speakers built on the Internet, through the digital educational forum as a discursive gender, shows its disposition to interact in a more or less collaborative way, starting from the coercions proper to the legal discourse. In digital educational forums the discursive ethos can avail itself of interactional strategies that helps to establish a greater degree of cooperation in order to convey legal knowledge. Our investigation was guided by studies in Discourse Analyses by Maingueneau (1977, 2005a, 2005b, 2008a, 2008b), studies in politeness by Brown & Levinson (1987) and studies on modalization by Maingueneau (2005a) and Neves (2002). We have also gained from the studies on Distance Education by Brown & Levinson (1987) and the works on digital forum by Moore & Kearsley (2007), Belloni (2001), Valente (2003) and the gender of works on digital forum by Xavier & Santos (2005), Paiva & Rodrigues (2004 and 2009) and Crescitelli, Geraldini & Quevedo (2008). In order to prove the thesis we have analyzed the linguistic traces of person and non-person, the modal, the quotation marks as indicators of discursive heterogeneity and the traces of politeness in the action of 254 students and 39 teachers during course discussion forums on Organized Criminality offered in distance mode via Internet by the Superior School of the Public Prosecution Department. The survey results enabled us to understand the organization of speeches in digital educational forums in the legal area. We noticed that in the interaction built in these speeches, a sequence of communication is born, starting from the relationship established between the subjects of the interventions, their communicative intentions and the contextual factors that make up the enunciation scene. Furthermore, we proved that the discursive ethos category is related to the discursive elements operating in the universe of speech and that it connects itself to the statement producers, i.e., the image that they claim for themselves. The ethos discursive acts also as a category of interactional negotiation established by the language in order to suit the expectations of the announcer- teacher who determines and directs the speech of the announcer-student


Referência: Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-01

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