Sujeito, escola e tecnologia = uma abordagem neurolinguística = Subject, school and technology : a neurolinguistical approach



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Linguistica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Nakazoni, Ana Laura Gonçalves

Orientador: Maria Irma Hadler Coudry, Fernanda Maria Pereira Freire


Assunto: Sujeito (Educacao),Atencao,Tecnologia educacional,Escolas,Neurolinguistica discursiva,Subject,Attention,Technology,School,Discoursive Neurolinguistics


Resumo: Resumo: O uso da tecnologia na educação tem sido cada vez mais debatido no meio acadêmico e na mídia. Esse debate gera opiniões divergentes sobre a validade ou não do uso da tecnologia na educação. O presente trabalho defende um uso específico de tecnologia na educação, pautado em pressupostos assumidos pela Neurolinguística Discursiva (Coudry, 1986/88), em que se privilegia um uso discursivo (Freire, 2011b) dessa ferramenta na relação entre o sujeito/aluno e o sujeito/professor. O objetivo deste trabalho é estudar como se dá a atenção, sem a qual não há aprendizagem (Luria 1979b, Vygotsky, 2004), em sala de aula estabelecendo uma relação entre a tecnologia usada na prática em sala de aula e se/como os alunos aprendem com o auxílio dessa ferramenta. Para cumprir esse objetivo serão analisados dados produzidos em sala de aula (durante aulas de língua inglesa no Ensino Médio), selecionados a partir de uma metodologia de procedimentos heurísticos (Coudry e Freire, 2007). A partir das reflexões presentes neste trabalho, é possível reavaliar o papel do sujeito/aluno e do sujeito/professor em um dado meio social (Vygotsky, 2004), bem como formar um contradiscurso (Coudry, 2010a) que vai de encontro a um uso da tecnologia na educação que não considera a importância central dos sujeitos e suas relações entre si e com o meio


Abstract: Abstract: The use of technology in Education has been a topic of discussion amongst scholars and the media. This debate engenders divergent opinions on whether it is legitimate or not to use technology in Education. The present work indorses an specific use of technology in Education, one that is based on ideas accepted by the Discoursive Neurolinguistics (Coudry, 1986/88), in which there is an emphasis in a discoursive use (Freire, 2011b) of this tool in the relation between the subject/student and the subject/teacher. The objective of this work is to study how attention functions in a classroom, since there is no learning without it (Luria 1979b, Vygotsky, 2004), establishing a relation between the technologies used at the classroom and if/how the students learn with the help of this tool. To fulfill this objective there will be analyzed some research data produced in the classroom (during English classes in High School), selected based on a methodology of heuristic procedures (Coudry e Freire, 2007). With the observations made in this work, it is possible to reassess the role of the subject/student and the subject/teacher in a given social environment (Vygotsky, 2004), as well as come up with a counterdiscourse (Coudry, 2010a) which stand up against a use of technology in Education that does not take subjects and their relation with each other and the environment into account,\$aLinguistica,\$aMestra em Linguística


Referência: NAKAZONI, Ana Laura Gonçalves. Sujeito, escola e tecnologia: uma abordagem neurolinguística = Subject, school and technology : a neurolinguistical approach. 2012. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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